30 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Itamaraty deve visitar brasileiros detidos por Israel na sexta
Destaque Polícia

Itamaraty deve visitar brasileiros detidos por Israel na sexta

Israel interceptou embarcações em missão humanitária rumo à Faixa de Gaza

Foto: Divulgação/Internet

O Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, deve visitar os brasileiros detidos por Israel na Faixa de Gaza na sexta-feira (3). Ao menos 12 brasileiros estavam em embarcações interceptadas.

O anúncio foi feito após reunião do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, com deputados federais para discutir a situação dos brasileiros em Gaza.

Segundo a deputada Erika Kokay (PT-DF), a visita não pôde ser feita nesta quinta (2) porque é quando se celebra o Yom Kippur, feriado mais sagrado do calendário judaico.

“Amanhã há uma confirmação dessa visita, e o consulado e representação diplomática brasileira vai poder conversar”, declarou Kokay. Segundo ela, os brasileiros serão levados para a prisão.

Em nota divulgada mais cedo, o Itamaraty condenou a operação da marinha israelense e relembrou o princípio da liberdade de navegação em águas internacionais. De acordo com Kokay, a situação é considerada um “sequestro” porque aconteceu em águas internacionais, e não na zona marítima do território palestino.

Depois da prisão, os brasileiros devem ser questionados sobre a deportação. Se não concordarem, passarão por um processo de julgamento. “O Brasil não pode fazer nada acerca da deportação, porque isso é uma questão do Estado de Israel”, afirmou a deputada.

O deputado João Daniel (PT-CE), que também participou do encontro com Vieira, afirmou que o governo federal já tem conhecimento de 10 dos 12 brasileiros que estavam na embarcação. Dentre eles, a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) e o ativista Thiago Ávila.

No entanto, dois brasileiros, João Leonardo Cavalcanti Aguiar Costa e Miguel Bastos Viveiros de Castro, ainda seguem desaparecidos.

“Amanhã teremos informações mais detalhadas sobre a situação dos brasileiros que lá se encontram. Nossa grande preocupação é que, além do sequestro e prisão dos brasileiros, incluindo, entre eles, a nossa deputada Luizianne Lins, há dois brasileiros que se encontram desaparecidos até o momento”, disse Daniel a jornalistas.

Fonte: CNN Brasil

Posts relacionados

Deputado estadual Zó participa de debate

Redação Remanso News

Deputado quer desligar hidrelétrica de Sobradinho para evitar colapso na agricultura

Redação Remanso News

Dino diz que espera atuação da Justiça americana para rever sanções

Redação Remanso News

Onda de assaltos desafia segurança pública e assusta população de Remanso e Sento-Sé

Redação Remanso News

Lei que pune clubes por atraso de salários é bem vista, mas precisa de ajustes

Redação Remanso News

Cidade baiana em emergência devido à seca contrata show de Gusttavo Lima por R$ 1,3 milhão

Redação Remanso News

Deixe um comentário