31 de janeiro de 2026
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Criadouro Ararinha-azul emite nota sobre operação da Polícia Federal
Destaque Geral

Criadouro Ararinha-azul emite nota sobre operação da Polícia Federal

NOTA À IMPRENSA SOBRE A OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL EM 03/12/2025

A defesa do Criadouro Ararinha-azul informa que a Polícia Federal apreendeu celulares e computadores de funcionários da empresa, e que as aves permanecem no criadouro, aos cuidados dos colaboradores e sob a tutela do Estado.

Ressalta que mantém total tranquilidade em relação à operação sobre o circovírus no Brasil e acrescenta que a investigação já era esperada, pois foi o próprio criadouro quem comunicou a detecção do vírus a todos os órgãos ambientais, em maio de 2025.

A primeira detecção do circovírus ocorreu em um filhote de ararinha-azul nascido em vida livre, e não em cativeiro. O criadouro sempre atendeu todas as normas de biossegurança e ressalta que todas as 103 ararinhas que vivem no local estão recebendo os cuidados apropriados, com bom estado clínico geral.

Também é importante assinalar que as ararinhas, como os demais Psitacídeos Tropicais, são especialmente resistentes ao circovírus. No âmbito da investigação, serão apuradas e demonstradas a conduta regular e lícita do criadouro em todos os aspectos, uma vez que sempre seguiu rigorosamente todos os
protocolos exigidos pelos governos brasileiro e alemão.

O único ponto de divergência do criadouro com o ICMBio foi sobre a captura das ararinhas em vida livre, que apresentaram testes negativos. A empresa entrou com uma ação na Justiça e conseguiu uma liminar para a suspensão da captura.

Depois da manifestação do ICMBio, o juiz revogou a liminar e a notificação administrativa de captura foi cumprida no prazo de 20 dias pelo criadouro. Por fim, confiamos que as investigações conduzidas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal resultarão no completo esclarecimento dos fatos e, posteriormente, a
idoneidade da empresa será reconhecida pela Justiça.

Esperamos que, após as investigações, o projeto de criação, manejo e preservação da espécie no Brasil, de tamanha relevância para o meio ambiente, possa continuar.

Ascom

Posts relacionados

Ex-ministro de Lula dispara contra primeiro ano do governo: ‘Tragédia’

Redação Remanso News

Polícia federal deflagra mais uma fase da Operação Lava Jato

Redação Remanso News

Lula conversa com Trump e pede fim de tarifaço a produtos brasileiros

Redação Remanso News

Mundial de vôlei: Brasil bate Porto Rico e fecha 1ª fase na liderança

Redação Remanso News

PEC pode blindar 108 parlamentares; Câmara resgata voto secreto no texto

Redação Remanso News

Homem mata ex-mulher a facadas no Povoado Martins

Redação Remanso News

Deixe um comentário