31 de janeiro de 2026
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • ‘Depois da Venezuela, Trump vai tentar influenciar eleições no Brasil
Destaque Política

‘Depois da Venezuela, Trump vai tentar influenciar eleições no Brasil

Erick Langer, professor da Universidade de Georgetown, afirma que Trump vai continuar tentando interferir na América Latina — onde o Brasil é o ‘grande contrapeso’ contra o presidente americano

Foto: Divulgação/Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai continuar “se metendo” nos países da América Latina depois da operação militar que resultou na prisão de Nicolás Maduro, no último sábado (3/1).

Mas as ações de Trump não serão iguais para todos porque cada país tem um peso global e uma conjuntura interna diferentes. A avaliação é de Erick Langer, professor de história na Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos.

Em entrevista à BBC News Brasil, o professor diz que “Trump quer criar uma colônia econômica na Venezuela”, com foco na extração de petróleo por empresas dos Estados Unidos.

“Os Estados Unidos querem transformar a Venezuela em um país dependente do próprio Estados Unidos, através do petróleo venezuelano. Tudo indica que, para Trump, não importa o regime que esteja lá na Venezuela. Ou seja, a ditadura chavista pode continuar, mudando apenas de nome, e com o mesmo sofrimento do povo venezuelano”, diz Langer, que foi diretor do Centro Latino-Americano da Universidade de Georgetown e é casado com uma venezuelana.

O especialista avalia que a operação americana que deteve Maduro contou com o apoio de integrantes da cúpula do chavismo, como Delcy Rodríguez, vice-presidente do país nomeada presidente interina da Venezuela.

“Acho que Delcy Rodríguez e Diosdado Cabello [um dos quadros fortes do chavismo] fizeram um acordo e traíram Maduro…para ficar com o poder”, afirmou à BBC News Brasil.

Em contrapartida, Rodríguez teria sido apoiada por Washington em detrimento de María Corina Machado, líder da oposição venezuelana.

“[Trump] não quer a María Corina porque ela não é tão manipulável como Delcy Rodríguez apesar de, claramente, María Corina também querer abrir o mercado para empresas de petróleo de fora”, avalia o professor.

Langer também acredita que Trump passará a pressionar o México para que não ajude Cuba, porque seu objetivo é “estrangular ainda mais” a economia cubana.

Segundo o especialista, o presidente dos Estados Unidos quer dominar todo “o hemisfério americano” e buscará influenciar as eleições presidenciais brasileiras neste ano.

“Mas vai acabar prejudicando a direita porque o nacionalismo falará mais forte”, pontua.

“O Brasil é o grande contrapeso” contra as investidas de Trump, acrescenta.

BBC News Brasil

Posts relacionados

Parabéns Remanso pelos seus 119 anos!

Redação Remanso News

União decreta situação de emergência por estiagem para Pilão Arcado, Campo A. de Lourdes, Juazeiro e mais 144 municípios baianos

Redação Remanso News

Inscrições para II simpósio do bioma caatinga (Sibic) já estão abertas

Redação Remanso News

Casa Nova ganha destaque internacional com a participação do Prefeito Anisio Viana na Fruit Attraction Madri

Redação Remanso News

Prefeito bom é prefeito Que paga em dia disse o Jornal “estado de São Paulo”

Redação Remanso News

Bahia registra em novembro o menor número de mortes violentas dos últimos 13 anos, diz PC

Redação Remanso News

Deixe um comentário