30.4 C
Remanso, BR
31 de janeiro de 2026
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Lula critica conselho de Trump e diz que EUA querem ser “o dono da ONU”
Destaque Política

Lula critica conselho de Trump e diz que EUA querem ser “o dono da ONU”

Em discurso no encontro do MST, presidente afirma que o multilateralismo está sendo desmontado, rejeita o Conselho da Paz dos EUA e diz que o Brasil não aceitará “voltar a ser colônia”

Lula durante o 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Salvador. – (crédito: Reprodução/ YouTube )

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta sexta-feira (23/1) o Conselho da Paz proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e afirmou que o mundo vive um momento “delicado e perigoso”, marcado pelo enfraquecimento do multilateralismo e pela imposição da “lei do mais forte”. A declaração foi feita durante discurso no 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Salvador.

Segundo Lula, o cenário internacional aponta para o avanço de práticas unilaterais que colocam em xeque a Carta das Nações Unidas e o próprio papel da Organização das Nações Unidas (ONU). “O multilateralismo está sendo jogado fora. Está prevalecendo a lei do mais forte, a Carta da ONU está sendo rasgada”, declarou. 

O presidente também criticou diretamente a proposta atribuída a Trump de criar uma nova organização internacional sob controle centralizado. “Ao invés de corrigir a ONU, como a gente reivindica desde 2003, o presidente Trump está fazendo uma proposta de criar uma nova ONU em que ele, sozinho, é o dono”, disse.

No discurso, Lula relacionou esse cenário global a instabilidades recentes na América Latina e disse estar articulando uma frente internacional para defender o multilateralismo. “Eu estou há uma semana telefonando para todos os países tentando ver se é possível a gente arrumar uma forma de nos unir para não permitir que o multilateralismo seja jogado no lixo”, afirmou. Segundo ele, já conversou com líderes de países como China, Índia, Hungria, México e membros do G20.

Lula reforçou que o Brasil não adota alinhamentos automáticos. “O Brasil não tem preferência de relação. O Brasil quer ter relação com os Estados Unidos, com Cuba, com a China, com a Índia, com a Rússia”, disse. “O que a gente não aceita mais é voltar a ser colônia para alguém querer mandar na gente”, emendou. 

Ao tratar da política externa, o presidente enfatizou sua defesa da paz e rejeitou qualquer escalada militar. “Eu não quero guerra. Eu sou um homem da paz”, afirmou. Lula ainda ironizou o discurso bélico de Trump. “Toda vez que o presidente Trump fala na televisão, ele fala que tem o exército mais forte do mundo, as melhores armas. Eu fico olhando e falo: eu não tenho nada. Muitas vezes a gente nem tem dinheiro para comprar bala para treinar”.

Para o petista, a disputa deve ocorrer no campo político e simbólico. “Eu não quero fazer guerra armada. Eu quero fazer guerra com o poder do convencimento, com argumento, com narrativa. A democracia é imbatível”, disse. Lula defendeu que nenhum país imponha sua vontade a outro e rejeitou a retomada de uma lógica de Guerra Fria.

Gaza e Venezuela 

O presidente também condenou o que classificou como barbárie em Gaza. “Mataram mais de 70 mil pessoas para depois dizer que vão recuperar a área e fazer hotel de luxo. E o povo pobre que morreu vai morar onde?”, questionou, comparando a situação com políticas habitacionais brasileiras. “Aqui, mesmo com divergência política, a gente desapropria, paga e coloca o povo para morar decentemente.”

Fonte: Correio Braziliense

Posts relacionados

Presidente eleito Jair Bolsonaro tem marcada para dezembro, 3ª cirurgia após atentado

Redação Remanso News

Videos mostram parte da Ilha do Rodeadouro com aumento da vazão da barragem de Sobradinho, sendo encoberta pelas águas

Redação Remanso News

Anvisa manda apreender lotes falsos de Mounjaro e remédio para câncer

Redação Remanso News

Dia das Provas Do Concurso Público Efetivo da Prefeitura M. de Remanso-Bahia É Adiado

Redação Remanso News

Rui está convicto na vitória de Haddad: ‘Liberdade que o povo brasileiro quer’

Redação Remanso News

Réveillon 2019 de Remanso foi realizado em um clima de paz na prainha de Amaralina

Redação Remanso News

Deixe um comentário