30 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Febre amarela: governo pode ampliar vacina para todas as crianças até 5 anos
Brasil

Febre amarela: governo pode ampliar vacina para todas as crianças até 5 anos

                                   Nos últimos meses foram entregues cerca de 20 milhões de doses a mais em todo o país

O governo federal estuda a possibilidade de incluir Rio de Janeiro e Espírito Santo – e, se necessário, outros estados – no grupo de unidades federativas que recebem permanentemente doses de vacina contra a febre amarela.

“O calendário de vacinação rotineira está em 19 estados. Provavelmente, Rio de Janeiro e Espírito Santo deverão ser incluídos nesse calendário regular”, disse hoje (30) o ministro Barros após reunir-se com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto.

Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, também está sob estudo a possibilidade de, a partir de 2018, incluir a imunização contra a febre amarela no calendário de imunização para crianças com até 5 anos. “Para o próximo ano, a nossa área técnica propõe também vacinar as crianças com até 5 anos em todos os estados brasileiros”, acrescentou o ministro.

Segundo ele, nos últimos meses foram entregues cerca de 20 milhões de doses a mais em todo o país, além das 16 milhões de doses que são entregues aos 19 estados com vacinação permanente contra a doença. Na reunião que teve hoje no Planalto, Barros discutiu formas de atender a demanda espontânea nas áreas que não são atendidas permanentemente.

“Estamos avaliando quanto seria essa demanda. Aí, dependendo do número de pessoas que queiram ser vacinadas, nós vamos tomar a decisão sobre como fornecer o quantitativo necessário”, disse.

“A febre amarela está sob controle e está tecnicamente dentro das recomendações da Organização Mundial da Saúde. Nós fazemos bloqueios em toda região localizada ao redor de pontos onde foram encontrados macacos mortos”, acrescentou o ministro.

Ele lembra que a OMS recomenda uma dose de vacina durante a vida e que, no Brasil, são recomendadas duas doses no intervalo de 10 anos. “Para crianças, nossa recomendação é de uma dose aos 4 meses e outra até 5 anos”.

(Com informações da Agência Brasil)

Posts relacionados

Anac autoriza reajuste de tarifas de aeroportos

Redação Remanso News

Médicos começam a retirar sedativos de Dona Marisa, que segue na UTI

Redação Remanso News

Bolsonaro escolhe slogan de governo

Redação Remanso News

Governo faz varredura na área social para evitar fraudes

Redação Remanso News

Verba do pré-sal para educação é R$3,8 mi menor que previsto

Redação Remanso News

Governo Lula decreta fim do programa “carro popular”

Redação Remanso News

Deixe um comentário