1 de dezembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Campanha eleitoral deste ano permite postagens pagas nas redes sociais
Geral Política

Campanha eleitoral deste ano permite postagens pagas nas redes sociais

Aprovada pelo Congresso em outubro do ano passado, a reforma política (Lei 13.488/17) traz poucas mudanças relacionadas ao uso da internet e de redes sociais para as eleições de 2018. A principal delas é a permissão para que candidatos, partidos e coligações paguem as redes sociais para impulsionar seus conteúdos.

Pela lei (originada no PL 8612/17), entre as formas de impulsionamento de conteúdo, inclui-se também a priorização paga de conteúdos em mecanismos de buscas na internet, como Google e Yahoo. O impulsionamento de conteúdos deverá ser contratado diretamente com o provedor da aplicação de internet com sede e foro no País.

Porém, no dia da eleição, a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdos já publicados serão proibidos e considerados crime, permitindo-se apenas manter aquelas postagens já publicadas.

Os gastos com o impulsionamento de conteúdos terão de ser declarados na prestação de contas das campanhas, assim como já devem ser declarados custos com a criação de sítios na internet – o que já era permitido pela legislação. Outras formas de propaganda eleitoral paga na internet, como em portais e sites de empresas, permanecem proibidas.

Conforme a lei, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai regulamentar os novos dispositivos e promoverá a ampla divulgação de regras de boas práticas relativas a campanhas eleitorais na internet.

Fonte: Agência Câmara Notícias

Posts relacionados

Roma deve ser candidato ao Senado na chapa de ACM Neto

Redação Remanso News

Casa Nova: Santana do Sobrado cobra escola prometida pelo governador

Redação Remanso News

Ministro Luiz Fux pede para deixar Primeira Turma do Supremo

Redação Remanso News

Trabalhadores ligados ao MST ocupam empresa em Sento-Sé

Redação Remanso News

Repórter do Fantástico é ferido no rosto em SSA; jornalistas acusam PMs de truculência

Redação Remanso News

Bolsonaro silencia sobre morte de vereadora do Rio

Redação Remanso News

Deixe um comentário