10 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • Deputados federais e estaduais poderão mudar de partido até o dia 06 de abril
Notícias

Deputados federais e estaduais poderão mudar de partido até o dia 06 de abril

Teve inicío ontem quinta-feira (8), o prazo para as trocas partidárias dos deputados federais e estaduais que desejem se candidatar nas Eleições de 2018. Os deputados poderão mudar de partido sem correr risco de perder o mandato. O período, denominado “janela partidária”, é de trinta dias e se encerra à meia-noite do dia 6 de abril. Ele não beneficia vereadores, porque não haverá eleições este ano na esfera municipal.

A Lei dos Partidos Políticos e a Resolução 22.610/2007 do TSE, que trata de fidelidade partidária, estabelecem que parlamentares só podem mudar de legenda nas seguintes hipóteses: incorporação ou fusão do partido; criação de novo partido; desvio no programa partidário ou grave discriminação pessoal. Mudanças de legenda sem essas justificativas são motivo para a perda do mandato.

A Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015), no entanto, incorporou à legislação uma possibilidade para a desfiliação partidária injustificada no inciso III do artigo 22-A da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995). Segundo esse dispositivo, os detentores de mandato eletivo em cargos proporcionais podem trocar de legenda nos 30 dias anteriores ao último dia do prazo para a filiação partidária, que ocorre seis meses antes do pleito.

No entanto, a troca partidária não muda a distribuição do Fundo Partidário (art. 41-A, parágrafo único, da Lei nº 9.096) e do acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão (art. 47, § 7º, da Lei nº 9.504/1997). Esse cálculo é proporcional ao número de deputados federais de cada legenda. A única exceção a essa regra é para o caso de deputados que migrem para uma legenda recém-criada, dentro do prazo de 30 dias contados a partir do seu registro na Justiça Eleitoral, e nela permanecendo até a data da convenção partidária para as eleições subsequentes.

Via: Blog Geraldo José

Posts relacionados

Maioria das grávidas ou lactantes presas no Brasil é parda ou negra, diz CNJ

Redação Remanso News

Receita libera pagamento do 5º lote de restituições do IR 2016

Redação Remanso News

Ex-jogador é denunciado por elo em esquema de pagamento de loteria

Redação Remanso News

Juazeiro pode perder área do Centro de Cultura João Gilberto para iniciativa privada; Medeiros cobra explicação da prefeitura

Redação Remanso News

Se for demitido por Temer, Geddel pode cair nas mãos de Sérgio Moro

Redação Remanso News

Presidiário aproveita semiaberto para assaltar van de Casa Nova e é preso pela PM

Redação Remanso News

Deixe um comentário