25.6 C
Remanso, BR
3 de maio de 2024
Remanso News
Casa Nova Notícias

Casa Nova se une na homenagem ao Padre Aluisio

Não houve diferenças partidárias e as críticas foram deixadas de lado momentaneamente. Eram quase todos os vereadores, inúmeras representações de comunidades do interior de Casa Nova, fiéis de todas as igrejas da cidade, uma multidão com o mesmo propósito: prestar homenagem ao Padre Aloisio Alves Borges, que depois de 16 anos, foi transferido de cidade e entregar-lhe o título de cidadão casanovense, uma iniciativa do Vereador Paulo Sérgio, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores.

O Presidente Paulo Sérgio, relembrando as caminhadas quando da chegada do padre Aloisio a Casa Nova; o vereador Helber de Né, católico, prestando homenagem emocionada; Dagmar Nogueira, discursou relembrando seu período de prefeita e sua amizade, as vezes estremecida e o compromisso do padre com os mais desfavorecidos; o vereador Alex, falando de Santana e do quanto a população do Distrito respeita o padre; o vereador Neto, o vereador Uilian, com um discurso de despedida emocionante. Foram assim os pronunciamentos, sem que se notasse diferenças políticas.

O prefeito Wilker Torres, que ao dirigir-se ao Bispo Dom Beto, disse que Casa Nova só estava “emprestando” o Padre à Paróquia de Remanso: “Vamos querer o padre Aloisio de volta”, não deixou de registrar o momento de dificuldades do País e de quanto faz falta a disposição para o enfrentamento às injustiças uma pessoa como o Padre Aloisio. Wilker, em primeira mão, falou sobre o tema da Festa do Interior, que será uma referência, lembrança e homenagem aos 80 anos da revolta de Pau da Colher e terminou solicitando apoio à Igreja Católica no resgate a esta parte da história de “luta e resistência” do povo de Casa Nova.

O Bispo de Juazeiro, Carlos Alberto Breis Pereira,  Dom Beto, falou do  que vê nas comunidades “nestes dois anos à frente da Diocese vi o sentimento de carinho pelo Padre em todas as comunidades do interior de Casa Nova”; falou da importância destes “novos desafios para o padre, depois de dezesseis anos” e concluiu dizendo que “não haveria melhor momento para a despedida que nesta data da Festa das Comunidades,  com Roda de São Gonçalo, uma das maiores manifestações culturais da região”.

Padre Aloisio, ao agradecer aos vereadores, chorou e fez chorar ao falar das dificuldades, das vitórias, das inúmeras lutas nestes dezesseis anos de sacerdócio na paróquia de Casa, “dois anos depois de ordenado”.

“Quantas vezes não dormi e quantas vezes fiquei doente”, disse relembrando as lutas da Camaragibe e outras em defesa dos mais miseráveis – “Quantas vezes a amizade foi confundida na época de política”; “quantas vezes foi necessário até me esconder diante das ameaças”.

A Roda de São Gonçalo, continuou após a entrega do título de cidadão casanovense ao padre Aloisio Alves Borges.

Além do prefeito Wilker Torres e da Primeira Dama, estiveram presentes à sessão solene, realizada no pátio da Casa da Retiro, conhecida como Chácara dos Padres, onde anualmente se realizada o Encontro das Comunidades o Delegado da Polícia Civil, Clériston Jambeiro, todos os vereadores, secretários, lideranças políticas, os padres da paróquia e o Padre Josemar, pároco da Catedral  de Juazeiro e o Bispo da Diocese, Dom Beto.

Ascom/PMCS

Posts relacionados

Rio São Francisco poderá ser contaminado com lama e resíduos de desastre de Brumadinho

Redação Remanso News

Vereador de Casa Nova morre em grave acidente na BR 235

Redação Remanso News

Casa Nova registra 245 casos confirmados de Coronavirus no município

Redação Remanso News

Após campanha milionária, prefeito de Campo A. de Lourdes tem contas reprovadas pela 2ª vez pelo TRE-BA

Redação Remanso News

Teto de gastos para saúde e educação só será instituído em 2018, diz Meirelles

Redação Remanso News

Notícias da Cidade – Rotary clube promoveu ação de conscientização ambiental em Remanso

Redação Remanso News

Deixe um comentário