28.2 C
Remanso, BR
29 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Escolas Estaduais vão realizar eleição de líderes de classe
Bahia

Escolas Estaduais vão realizar eleição de líderes de classe

A escolas estaduais da capital e do interior estão sendo mobilizadas para a realização das eleições de líderes de classe, que acontecem no dia 11 de março. Pautada no Programa Líderes de Classe, a ação é fundamentada na Constituição do Estado da Bahia e no Estatuto da Juventude e visa o incentivo, o fortalecimento e a valorização da participação dos estudantes na gestão democrática das escolas, promovendo o empoderamento juvenil, fazendo com que os alunos se envolvam nas ações realizadas nas escolas, contribuindo para a gestão democrática e participativa.

Os coordenadores pedagógicos estão incentivando os estudantes para que formem as suas chapas, que deverão ser compostas por dois integrantes. No dia da eleição, cada unidade escolar deverá eleger um líder e um vice-líder, por cada turma ativa. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) orienta que seja garantida a participação de, pelo menos, uma candidatura do sexo feminino dentre os elegíveis. A coordenação pedagógica de cada unidade escolar deverá acompanhar os processos eleitorais e inserir as informações dos eleitos no sistema escolar, no Módulo Líder de Classe, por meio do link (http://estudantes.educacao.ba.gov.br/projetoliderdeclasse).

De acordo com os gestores escolares, os estudantes eleitos nas funções de líder e vice-líder de classe devem ser os interlocutores da turma junto à comunidade escolar, os articuladores e propositores de melhorias para a ambiência na unidade de ensino. O coordenador de políticas para a juventude da SEC, Jocivaldo dos Anjos, destaca a importância do processo eleitoral nas escolas. “Esta é uma iniciativa que fomenta e estimula o papel de liderança, pois isso contribui para que o estudante participe, efetivamente, nas decisões da escola e, assim, melhore os índices educacionais”.

A Tarde

Posts relacionados

Eleição na UPB registra total de votos maior do que há dois anos e registra apenas um incidente

Redação Remanso News

Definida a Programação Final do Carnaval de Juazeiro 2015

Redação Remanso News

Estado discute fortalecimento da Educação Básica com o Conselho Estadual de Educação

Redação Remanso News

Bancos não funcionam no feriado de Corpus Christi, mas abrem normalmente na sexta-feira (21)

Redação Remanso News

Preço da carne vai recuar em 2020, mas será maior em setembro, dizem frigoríficos

Redação Remanso News

Mulher sofre tentativa de estupro em Uauá, Bahia

Redação Remanso News

Deixe um comentário