31.5 C
Remanso, BR
30 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Senadores aprovam projeto que retira poder dos juízes de primeira instância
Brasil

Senadores aprovam projeto que retira poder dos juízes de primeira instância

O projeto altera a Lei de Improbidade Administrativa e extingue a regra que permitia que juízes de primeira instância determinassem sozinhos o afastamento de governantes municipais

CONGRESSO-SENADO-300x190

O Senado aprovou nesta quarta-feira (15) o PLS 475/2015, que muda a regra para afastamento de prefeitos de seus cargos. O projeto altera a Lei de Improbidade Administrativa e extingue a regra que permitia que juízes de primeira instância determinassem sozinhos o afastamento de governantes municipais. A partir de agora, essa decisão só poderá ser tomada por órgão colegiado judicial.

Segundo o relator do texto, senador Romero Jucá (PMDB-RR), o projeto corrige uma distorção na legislação que dá margem ao afastamento de um prefeito por uma decisão monocrática de um juiz. Jucá acredita que a nova medida cria um filtro contra “abusos” e evita a proliferação de casos em que municípios acabam governados até por candidatos que alcançaram apenas o terceiro lugar nas eleições locais.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), citou uma estatística que deve ser combatida com a aprovação da proposta. De acordo com ele, 10% dos municípios do Estado de São Paulo já tiveram seus prefeitos afastados desde 2013. Na maioria das vezes, foi a decisão de um juiz de primeira instância que motivou o afastamento. O projeto segue agora para análise da Câmara dos Deputados(Agência Senado)

Posts relacionados

STJ nega recurso para que Lula seja solto e possa disputar eleição

Redação Remanso News

Proposta prevê aposentadoria rural menor que o salário mínimo

Redação Remanso News

IBGE realiza novo Censo Agropecuário depois de dez anos

Redação Remanso News

Dinheiro vivo declarado nas eleições 2018 será fiscalizado

Redação Remanso News

Projeção de rombo nas contas públicas em 2023 vai a R$ 177,4 milhões

Redação Remanso News

Doria culpa Haddad por queda na popularidade e nega ser candidato a presidente

Redação Remanso News

Deixe um comentário