21.9 C
Remanso, BR
27 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Codevasf quer ajudar os prefeitos a implementarem o plano municipal de resíduos sólidos
Destaque

Codevasf quer ajudar os prefeitos a implementarem o plano municipal de resíduos sólidos

O novo gestor  da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, Coronel Anselmo Bispo, começa a estudar maneiras de viabilizar a elaboração e implementação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS nos municípios da área de atuação  da Companhia.

O plano  é, na verdade, o planejamento que um município faz para um cenário de 20 anos sobre a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos que o município pretende realizar. Este plano constitui uma condição fundamental para que os municípios continuem tendo acesso a recursos da União Federal brasileira destinados ao setor de resíduos sólidos deste município. 

Mas a implantação tem se arrastado por anos desde a criação da lei em 2010 conhecida como Plano Nacional de Resíduos Sólidos  que rege o papel dos municípios  nessa questão.  No país, quase metade dos municípios não possuem o PMGIRS. Na Bahia, por exemplo, apenas 22,1% dos municípios conseguiram elaborar. O prazo para a elaboração do plano ia até 2014. 

Com a aprovação no ano passado do novo marco legal do saneamento, que incluiu a gestão de resíduos sólidos, os prefeitos ganharam novos prazos: Nos municípios com população superior a cem mil habitantes o prazo vai até  agosto de 2022, para os municípios entre cinquenta e cem mil habitantes, vai até agosto de 2023 e por fim, municípios com  menos que cinquenta mil habitantes têm até agosto de 2024 para elaborar o plano.

Uma vez elaborados os planos cabe ao Governo Federal, através dos ministérios do Meio Ambiente, das Cidades e Desenvolvimento Regional, financiar as obras. A Codevasf será responsável pelo gerenciamento das obras  previstas nos planos municipais.   “Nós como um órgão de desenvolvimento temos obrigação de auxiliar os prefeitos a vencer esse desafio, que uma vez vencido, vai permitir avanços no meio ambiente, na saúde, na geração de empregos e na economia “, destacou o Coronel Anselmo.

Entre as metas, o plano deve prever o fim dos lixões com a criação de aterros sanitários e a implantação da coleta seletiva, que vai produzir renda para os recicladores.  O novo superintendente  vem se reunindo com técnicos da Companhia para discutir o assunto. Nesta segunda-feira (12) Coronel Anselmo se reuniu com o economista, Adelson Almeida, que é mestrando em desenvolvimento econômico  e um estudioso  do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para discutir soluções. “Acho que temos tudo para contribuir para o desenvolvimento regional a partir da elaboração e implementação do plano nos vários municípios atendidos pela Codevasf”, disse o economista.

Ascom Codevasf Foto Divulgação

Posts relacionados

Redação Remanso News

PSDB realiza convenção neste domingo em Sento-Sé

Redação Remanso News

Portaria do TSE abre caminho para doações eleitorais com cartão de crédito

Redação Remanso News

Adab garante qualidade da carne comercializada na Bahia

Redação Remanso News

Chesf reduzirá vazão do Rio São Francisco e diz que barragem de Sobradinho vai operar no ‘volume morto’

Redação Remanso News

Anísio Viana desafia Wilson Cota: “saia do ar condicionado e venha caminhar comigo nas ruas de Casa Nova”

Redação Remanso News

Deixe um comentário