
Presidente dos EUA disse ainda que Jair Bolsonaro sofreu “execução política” e que o Brasil tem uma “Justiça muito ruim em vigor que colocou um presidente na prisão”.
O presidente americano, Donald Trump, afirmou, nesta quinta-feira, 14, que o Brasil é um dos “piores parceiros comerciais” dos EUA. “O Brasil tem sido horrível em relações comerciais conosco”, disse. O republicano afirmou, também, que o “Brasil aplica tarifas tremendas sobre os EUA”. Conforme o especialista em comércio exterior Welber Barral, a tarifa média sobre produtos americanos importados pelo Brasil varia conforme a metodologia de cálculo; mas, ainda assim, é baixa. “É de apenas 2,5%”, diz o ex-secretário de Comércio Exterior do Brasil.
Trump tampouco mencionou que a economia americana tem superávit em relação à brasileira na balança comercial de importações e exportações entre os dois países.
Os EUA são o segundo parceiro comercial para o qual o Brasil mais exporta, atrás apenas da China. A balança comercial do País com os norte-americanos teve déficit de US$ 1,67 bilhões no primeiro semestre deste ano; ou seja, a economia brasileira importa mais do que exporta para os EUA.
Assim como na lista das exportações, os EUA também ocupam o segundo lugar entre os países dos quais o Brasil mais importa, atrás somente da China.
Questionado se estaria preocupado com a aproximação do Brasil e do México com a China em consequência das tarifas sobre produtos exportados para os EUA, Trump foi enfático: “Não estou. Eles não estão muito bem. Estamos melhores do que eles”.
Distorcer dados para sustentar um discurso é uma prática frequente para Trump. Nesta mesma quinta-feira, por exemplo, foi divulgado que o índice de preços ao produtor (PPI) de julho subiu 0,9% na comparação mensal, acima da expectativa de analistas. Ainda assim, em coletiva de imprensa na Casa Branca, Trump afirmou que o país “praticamente” não tem mais inflação e que os americanos enfrentaram “a pior inflação do mundo sob Joe Biden, e agora ela caiu para um nível perfeito”.
As declarações críticas ao governo brasileiro foram dadas em um contexto político. Trump repetiu que o País lida de “péssima maneira com a política quando eles prendem um ex-presidente”, em referência à prisão domiciliar de Jair Bolsonaro. “É uma execução política o que o Brasil tenta fazer com Bolsonaro”, acrescentou.
Durante a coletiva de imprensa na Casa Branca, Trump disse conhecer Bolsonaro e afirmou que o ex-presidente brasileiro é “um homem honesto”.
Fonte: Agência estado

