30.9 C
Remanso, BR
3 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Explosão é registrada em seção do candidato da esquerda na Bolívia
Destaque Mundo

Explosão é registrada em seção do candidato da esquerda na Bolívia

Foto: Reuters/Ueslei Marcelino//Direitos Reservados

Bolivianos estão indo às urnas para definir o novo presidente do país. Andrónico Rodríguez é um dos nomes para a presidência.

Uma explosão foi registrada neste domingo (17/8) em uma seção eleitoral em Cochabamba, Bolívia, onde o atual presidente do Senado boliviano, Andrónico Rodríguez, votou. O parlamentar é o candidato da esquerda à presidência nas eleições presidenciais que acontecem neste domingo.

A explosão aconteceu antes de Rodríguez chegar à seção para votar. O relatório preliminar da Força Especial de Combate ao Crime (Felcc) apontou que a explosão ocorreu atrás da escola José Carrasco. O incidente se deu em virtude de um curto-circuito, e não foram registrados danos materiais ou pessoais.

O caso está sendo investigado enquanto a votação acontece. Ao chegar para votar, Andrónico Rodríguez foi recebido na escola por vaias. O candidato também foi alvo de apedrejamento e chamado de “traidor” por alguns eleitores.

Eleições na Bolívia

  • A esquerda governa a Bolívia, liderada pelo partido Movimento ao Socialismo (MAS), por quase duas décadas seguidas.
  • A hegemonia só foi quebrada entre 2019 e 2020, quando Jeanine Ãnez liderou a Bolívia após se autoproclamar presidente.
  • Nas eleições deste ano, as últimas pesquisas indicam nomes de direita à frente de candidatos do MAS, e outros espectros da esquerda boliviana.

Andrónico Rodríguez, atual presidente do Senado boliviano, é o nome da esquerda mais bem posicionado nesta eleição. Ainda assim, ele aparece apenas na quarta colocação na pesquisa divulgada antes da votação, com 11,4%.

Ainda que continue ligado ao partido Movimento ao Socialismo (MAS) — mas afastado politicamente —, o parlamentar de 36 anos disputa a eleição pela coligação Aliança Popular. A candidatura “independente” de Rodriguez surgiu após divergências entre dois “caciques” que provocaram um racha na sigla: Evo Morales e Luis Arce, o atual presidente do país.

Fonte: Metrópoles

Posts relacionados

Rui anuncia R$ 4,5 milhões para apoio ao esporte baiano em 2017

Redação Remanso News

Diego Coronel sofre fratura exposta após ser atingido por cilindro de gás em Remanso

Redação Remanso News

Conta de luz fica mais barata a partir de março

Redação Remanso News

Conta de luz na Bahia pode ficar até 15% mais cara em abril

Redação Remanso News

Gestão Anisio Viana leva a força da fruticultura de Casa Nova para o mundo na Fruit Attraction 2025, em Madri

Redação Remanso News

MEC descarta cancelamento do Enem após vazamento de provas

Redação Remanso News

Deixe um comentário