31 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • “Programa de Tarcísio é ampliar desigualdade”, diz Gleisi
Destaque Política

“Programa de Tarcísio é ampliar desigualdade”, diz Gleisi

Foto: Gil Ferreira/SRI

Ministra critica governador de São Paulo por defender indulto a Bolsonaro e repetir modelo econômico de Guedes

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), criticou neste sábado (6/9) o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em publicação no X, a petista afirmou que o “programa” do ex-ministro da Infraestrutura é conceder um indulto ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ampliar a desigualdade social no país.

Segundo Gleisi, a lógica de Tarcísio repete a estratégia econômica do governo Bolsonaro, que, em sua avaliação, resultou no aumento da pobreza e no retorno do Brasil ao Mapa da Fome. “A lógica do mercado é o lucro, a concentração de renda ao custo da injustiça social. Foi o que Bolsonaro e [Paulo] Guedes fizeram e que Tarcísio, o candidato fantoche, pensa em repetir. Indultar Bolsonaro e aumentar a desigualdade é seu programa de governo. Mas não é o programa do país”, escreveu.

A crítica foi motivada por declaração dada na sexta-feira (5/9), quando Tarcísio defendeu que apenas o mercado teria condições de promover os investimentos necessários para impulsionar a economia nacional. “A gente acredita que é o mercado que vai proporcionar a explosão de investimento que a gente precisa. O Estado, em si, não daria conta de fazer isso”, disse o governador.

Para a ministra, o exemplo do Porto de Santos prova o contrário. Gleisi argumentou que a obra só foi viabilizada porque não houve privatização, e destacou que os investimentos previstos no projeto — mais de R$ 5 bilhões, dos quais 85% via PAC 2,  demonstram que “só o Estado, governado democraticamente, é capaz de reduzir desigualdade”.

Tarcísio de Freitas é hoje considerado o principal nome da direita para disputar a sucessão de Bolsonaro, que está inelegível. O governador já declarou que, caso eleito presidente, seu primeiro ato seria conceder um indulto ao ex-mandatário. Além disso, é apontado como um dos articuladores para que a pauta da anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro ganhasse força na Câmara dos Deputados. PL, PP, União Brasil e Republicanos — partido do presidente da Câmara, Hugo Motta (PB), apoiam a proposta. Juntas, as siglas somam 242 parlamentares.

Na sexta-feira (5/9), Tarcísio publicou um vídeo em defesa da anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e a Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto. Até a publicação desta reportagem, o governador não havia respondido às críticas de Gleisi Hoffmann.

Fonte: Correio Braziliense

Posts relacionados

Remanso, Sento-Sé, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Uauá, e Canudos são beneficiados pelo Projeto Cisternas do Constesf

Redação Remanso News

Aeronave é destruída após fechamento do espaço aéreo em terra Yanomami

Redação Remanso News

Matricula na Rede Estadual de Ensino Começa no Próximo Dia 24

Redação Remanso News

Exames de Lula estão normais e câncer continua em “completa remissão”

Redação Remanso News

Militância bolsonarista se divide em relação a escândalo da prisão Queiroz

Redação Remanso News

Pastor é condenado a quase 3 anos de prisão por molestar fiel de 15 anos

Redação Remanso News

Deixe um comentário