
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira (14) uma ordem executiva que reduz, de forma retroativa, as tarifas aplicadas a importações agrícolas como carne bovina, tomates, café e bananas. A medida passou a valer na quinta-feira (13).
No documento, Trump afirma que tomou a decisão “após avaliar informações e recomendações de autoridades, o andamento das negociações com diferentes parceiros comerciais, a demanda interna por determinados produtos e a atual capacidade de produção doméstica”.
A redução das tarifas é considerada uma vitória para o Brasil — especialmente para a região do Vale do São Francisco — após articulações realizadas por prefeitos brasileiros. Uma comitiva da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), formada por Anderson Farias (São José dos Campos/SP), Alexandre Ferreira (Franca/SP) e Andrei Gonçalves (Juazeiro/BA), esteve nos Estados Unidos para dialogar com prefeitos norte-americanos e apresentar os impactos das sobretaxas no setor produtivo.
Os representantes defenderam uma solução conjunta entre os dois governos para evitar perdas econômicas e sociais, sobretudo em áreas brasileiras fortemente afetadas, como frutas, calçados e aeronáutica. A decisão de Trump atende a parte das reivindicações da missão internacional, que buscava sensibilizar autoridades dos EUA sobre os efeitos das tarifas sobre produtos brasileiros.
Trump também determinou que eventuais reembolsos de tarifas já cobradas serão feitos conforme a legislação vigente e seguindo os procedimentos padrão da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA.Redação RedeGN, com informações CNN Brasil/Foto: RS/Fotos Públicas





