28.1 C
Remanso, BR
18 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Prefeitos do Constesf estabelecem ações para desenvolvimento rural com diretor da CAR
Destaque

Prefeitos do Constesf estabelecem ações para desenvolvimento rural com diretor da CAR

O presidente do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) e prefeito de Canudos, Genário Rabelo, os prefeitos Luiz Vicente Berti (Sobradinho), Wilker Torres (Casa Nova), Ana Passos (Sento-Sé), Afonso Mangueira (Pilão Arcado), Pedro Oliveira (Curaçá) e secretários representando os municípios de Juazeiro, Campo Alegre de Lourdes e Uauá, se reuniram em assembleia deliberativa do Constesf, na tarde desta quarta-feira (19), com o diretor da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, para discutir convênios e projetos que irão beneficiar famílias de comunidades rurais dos 10 municípios do Território.

A principal ação discutida foi um convênio emergencial que será firmado entre o Constesf e o Governo do Estado da Bahia, através da CAR, para a execução de serviços de limpeza, ampliação e requalificação de aguadas, barreiros e barragens, com o objetivo de aumentar a capacidade hídrica dos reservatórios para utilização na produção, no manejo e criação de animais.

Além do convênio para limpeza de aguadas, os gestores e o diretor da CAR discutiram projetos que estão dentro do programa Pró Semiárido e que, por meio de parceria com o Costesf, beneficiarão os pequenos produtores com assistência técnica, universalização da água, através da implantação de tecnologias de primeira e segunda água para consumo e produção, titulação de terras e  Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR).

De acordo com Genário Rabelo, os prefeitos estão se mobilizando para garantir que esse conjunto de ações proporcione o desenvolvimento rural do Território. “Ao recebermos o diretor da CAR em nossa assembleia, pretendemos discutir e encontrar formas de potencializar o desenvolvimento rural e a agricultura familiar na nossa região. Através de projetos que já executamos e de outros que começaremos a executar, como esse de limpeza de aguadas, temos certeza que homens e mulheres do campo conviverão com mais dignidade no nosso semiárido”, afirmou o prefeito e presidente do Constesf.

Segundo Wilson Dias, esta é uma parceria inédita que visa aproximar as ações que a CAR e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) tem planejado para a região. “Nós vamos formalizar o nosso acordo de cooperação técnica, convênios e contratos para garantirmos a universalização de água e titulação de terra. Nós definimos que vamos fazer uma expansão do Pró Semiárido, pois, além das seis mil famílias que iremos atender, ainda vamos ampliar isso em mais de 50% em parceria com o Constesf e as prefeituras”, disse.

Genário Rabelo ressaltou ainda a necessidade de o Constesf dar continuidade ao projeto de regularização fundiária que já realizou medições em 62% das áreas cadastradas e cobrou do representante da CAR novos aditivos para continuidade do projeto.

Por Jacqueline Santos/ Ascom Constesf

Posts relacionados

Secretaria da Infância e Juventude de Remanso promove aula inaugural de curso profissionalizante

Redação Remanso News

Redação Remanso News

Presidenciável garante que no poder público ninguém ganhará mais de 30 salários mínimos

Redação Remanso News

IF Baiano oferece 930 vagas para curso técnico gratuito em Remanso e mais 13 cidades da BA

Redação Remanso News

Banco não pode reter salário de cliente para quitar conta negativa

Redação Remanso News

Renan Calheiros e Eduardo Cunha foram avisados de que estão na lista de políticos da Lava-Jato, diz jornal

Redação Remanso News

Deixe um comentário