29.5 C
Remanso, BR
27 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • SAAE esclarece fotos da ETA divulgadas na internet
Destaque

SAAE esclarece fotos da ETA divulgadas na internet

saae 1

O SAAE de Remanso esclarece que a água fornecida à população é POTÁVEL e atende aos padrões de potabilidade estabelecidos pela portaria 2.914 de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde. O único ponto que está sendo corrigido é a TURBIDEZ (água turva), mais que não oferece nenhum risco à saúde. É importante lembrar que é realizado o controle permanente do tratamento de água na Estação de Tratamento, que funciona 24 horas por dia, com operadores treinados e responsáveis, sendo que esse monitoramento é realizado de hora em hora.

Com relação as fotos que foram divulgadas de forma irresponsável e mal intencionadas, dando a entender que existe um descaso e que estamos oferecendo água de péssima qualidade, esclarecemos que essa informação não procede e que aquele é o processo utilizado em todas as cidades para tratar a água. Nas fotos em questão a água está na fase de COAGULAÇÃO e FLOCULAÇÃO, processo em que as partículas de impurezas são muito pequenas e não conseguem se sedimentar, e para isso, é necessário utilizar um coagulante, que no caso de Remanso é SULFATO DE ALUMINIO. Esse produto atrai as impurezas presentes na água e faz com que elas se aglomerem (se juntem) para depois serem retidas no processo de filtração, deixando a água própria para o consumo.

e63a4adc91c7c1036493e88fb1e73ac6

Figura 1: Tratamento da água bruta na cidade de Remanso/BA. Em destaque o processo de coagulação utilizando sulfato de alumínio.

d2c9e6eac42da06da92e6b602a3a49fc

Figura 2: Estação de tratamento de água da cidade de Várzea Grande (Mato Grosso). Percebe-se que a água bruta chega à estação de tratamento com uma qualidade muito ruim e que forma-se uma larga espuma em toda a extensão do decantador.

ef02f2ef5464af334eb1b1364e1e0db7

Figura 3: Foto da tina (local em que é preparado o reagente) de sulfato de alumínio na ETA de Remanso/BA. A coloração escura é característica do reagente.

ec0459a900f0a42e50eee13077d1c3ff

Figura 4: Estação de tratamento de água da cidade de Bauru. Na foto está ocorrendo o processo de floculação das impurezas através da adição de sulfato de alumínio (mesmo reagente que é utilizado na cidade de Remanso/BA).

Com relação a turbidez e ao odor da água informamos que o problema é decorrente do aumento recente do nível do nível do rio sobre a vegetação que estava presente no cais da cidade e que as medidas corretivas já estão sendo tomadas, inclusive com a aquisição de insumos (de alto custo) que nos auxiliarão no processo de tratamento da água.

É importante frisar que o SAAE de Remanso nunca vivenciou uma situação atípica como essa e que esse mesmo problema tem-se apresentado em cidades como Casa Nova/BA e Sobradinho/BA.

O SAAE de Remanso, reitera à população desta cidade seu compromisso e comprometimento em prestar serviços de alta qualidade e repudia veementemente qualquer ato falacioso e de cunho eleitoreiro que tende a denegrir a imagem desta Autarquia.

Com Informações:Remanso.net

Posts relacionados

Senado analisa mandato de 5 anos e afastar candidato que quer reeleição

Redação Remanso News

Remanso: Pré-candidato Zé Filho (PSD-55) recebe apoio do ex: vereador Sergio e do vereador Luiz do Sergio e família

Redação Remanso News

Cenário hídrico da barragem de Sobradinho continua positivo até início de 2019, diz Chesf

Redação Remanso News

Anatel aprova redução de 22% para custo de ligações de telefone fixo para móvel

Redação Remanso News

Deputados devem custar R$ 75 milhões ao mês ao pais

Redação Remanso News

Ensino Superior vai para Ciência e Tecnologia; saiba quais são os 15 ministérios definidos por Bolsonaro

Redação Remanso News

Deixe um comentário