25.4 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • Comissão aprova MP que muda regras do programa Minha Casa Minha Vida 0 Postado em 10 de março de 2016 às 07:00
Notícias

Comissão aprova MP que muda regras do programa Minha Casa Minha Vida 0 Postado em 10 de março de 2016 às 07:00

oie_101050358bY5NNiO

A comissão mista da Medida Provisória 698, que muda as regras para o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em financiamentos do Programa Minha Casa Minha Vida, aprovou nesta quarta-feira (9), o parecer do relator, deputado Arnon Bezerra (PTB-CE). O texto seguirá para a Câmara.

A medida garante que o FGTS seja compensado pelo Tesouro em caso de calotes das prestações das famílias. Os prejuízos serão bancados por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), de onde saem os recursos do MCMV, abastecido pelo Tesouro Nacional

O FGTS financia a fundo perdido 95% das moradias para as faixas do programa voltadas para população de baixa renda. Os 5% restantes o morador tem que pagar. Se não ocorrer, o Tesouro arcará com o prejuízo. Essa exigência foi acordada com conselheiros que administram o fundo.

Ao todo, o relator acolheu quatro emendas. Entre elas, uma proposta pelo deputado Carlos Marun (PMDB-MS) para assegurar um investimento mínimo do programa em cidades com menos de 50 mil habitantes. O deputado propôs 20% dos recursos, mas o relator acatou apenas 10%. O relator também acolheu emenda semelhante apresentada pelo deputado Hildo Rocha (PMDB-MA).

“Nosso entendimento é de que o formato da emenda pode ser aprimorado, reduzindo-se esse porcentual para 10% dos recursos, o que permitirá um mecanismo a mais na facilitação do acesso ao crédito para produção para as pequenas empresas que queiram construir moradias nesses municípios”, disse o relator, em parecer.

Via Blog Waldiney passos

Posts relacionados

Menor é encontrado morto em Remanso

Redação Remanso News

Remanso: Prefeito Zé Filho vai a Salvador e recebe nova ambulância para o município

Redação Remanso News

Assembleia terá 24 novos deputados estaduais; conheça os 63 eleitos, inclusive, Roberto Carlos e Zó de Juazeiro (BA)

Redação Remanso News

Ministro da Cultura deverá pedir demissão

Redação Remanso News

Depois de 9 meses secretária de saúde pede demissão do cargo em Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

O compeonato amador com umas das maiores premiações já tem data pra começar

Redação Remanso News

Deixe um comentário