30.4 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • TCU encontra indícios de irregularidades em 27,9% das doações eleitorais
Brasil

TCU encontra indícios de irregularidades em 27,9% das doações eleitorais

th-6

A equipe de técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) que trabalha no cruzamento de dados entre as prestações de contas e outras bases de dados para identificar possíveis irregularidades nas receitas e despesas de campanhas informadas por candidatos que disputam as eleições deste ano concluiu a terceira semana de análise, envolvendo o total de 649.132 registros de doação e 1.145.606 registros de despesas.

De acordo com os últimos dados consolidados divulgados pelo TCU, dos 330.574 registros de doação analisados até agora, foram identificados indícios de irregularidades em 92.276, o que equivale a 27, 9% do total. Já quanto aos registros de despesas com 399.602 fornecedores (empresas ou pessoas físicas), 5.482 demonstram algum indício de irregularidade, o que equivale a 1,4% do total, desde quando os batimentos começaram a ser feitos.

Os cálculos estão sendo executados semanalmente, em ambiente computacional do TCU, por auditores de controle externo especializados em entendimento de conteúdo e linguagem de bases de dados, cujo conhecimento está sendo fundamental para a construção desses cruzamentos.

Os resultados estão sendo transmitidos por um canal seguro ao TSE para envio aos juízes eleitorais nos municípios, que são responsáveis por verificar os indícios e tomar as providências cabíveis, assegurando aos envolvidos o direito ao contraditório e à ampla defesa.

O trabalho inédito é resultado de uma parceria firmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e diversos órgãos públicos para fiscalizar a prestação de contas dos candidatos e coibir crimes eleitorais no período de campanha. Para preservar a identidade dos investigados, o TSE não divulgará os nomes dos doadores e beneficiários.

Fonte: AsCom/TSE

Posts relacionados

Ministério da Justiça autoriza atuação de Força Nacional e PRF no Rio de Janeiro

Redação Remanso News

João de Deus fica em cela individual e isolada dos demais presos

Redação Remanso News

Projeção de rombo nas contas públicas em 2023 vai a R$ 177,4 milhões

Redação Remanso News

General Motors ameaça fechar fábricas no Brasil se não voltar a ter lucro

Redação Remanso News

Para reforçar o caixa, união vai vender 276 mil imóveis em todo o País

Redação Remanso News

STF tem três votos para que vacina contra covid-19 possa ser obrigatória

Redação Remanso News

Deixe um comentário