5 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Saúde é vida
  • Dor na garganta, febre e manchas pelo corpo são os primeiros sintomas da Escarlatina
Saúde é vida

Dor na garganta, febre e manchas pelo corpo são os primeiros sintomas da Escarlatina

rtemagicc_garganta_02-jpg

No início uma dor na garganta e febre alta, e em seguida pintinhas vermelhas pelo corpo. Esses são os primeiros sintomas da Escarlatina, doença infectocontagiosa provocada por uma bactéria que atinge, em sua maioria, crianças e adolescentes.

Essa é uma infecção bacteriana, transmitida de uma pessoa para outra, seja através da tosse, da saliva ou espirro, por isso todo cuidado é pouco. O período de incubação pode durar até quatro dias, ou seja, a pessoa contaminada pode apresentar os primeiros sintomas só depois de alguns dias. O que aumenta a proliferação da bactéria de forma rápida.

A escarlatina é mais comum em crianças a partir dos 5 anos, mas os adolescentes também estão entre os mais contaminados. O tratamento é feito com antibióticos e normalmente a indicação é a Benzetacil ou o Cefalotina, mas ambos só podem ser prescritos por um médico. O tratamento precisa ser feito com todo cuidado, e iniciado logo que os sintomas aparecem.

O ciclo da doença pode chegar a uma semana, e os sintomas podem ir variando nesse período, entre eles o aumento das manchas vermelhas pelo corpo, passando do pescoço e peito para o resto do corpo, descamações na virilha e em torno das mãos. Também podem ocorrer desconforto abdominal, dor de cabeça, dor muscular, náuseas, vômitos e língua inchada e mais vermelha.

Correio

Posts relacionados

OMS alerta sobre remédios que afetam segurança na direção; veja quais são

Redação Remanso News

Os perigos de seguir dietas da ‘moda’, sugeridas nas redes sociais: confira

Redação Remanso News

Estudo diz que pílula não atrapalha o desejo da mulher

Redação Remanso News

Por que certas pessoas têm cárie mesmo escovando bem os dentes?

Redação Remanso News

Anvisa libera importação de 2.600 frascos de antídoto para metanol

Redação Remanso News

Pulmão de porco modificado é transplantado em homem pela 1ª vez

Redação Remanso News

Deixe um comentário