26 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Audiência sobre funcionários da EBDA termina sem acordo
Destaque Notícias

Audiência sobre funcionários da EBDA termina sem acordo

th (15)

Uma nova audiência entre Ministério Público do Trabalho (MPT) e Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) nesta quarta-feira (8) terminou sem acordo. O encontro foi na 13ª Vara do Trabalho de Salvador, por conta de uma ação aberta em relação a 1.682 trabalhadores que podem ser demitidos com a extinção da empresa pelo Governo da Bahia.Durante a semana, o MPT ainda deve se reunir com a Procuradoria Geral do Estado para tratar do caso.

Segundo nota do MPT, houve sinalização do Estado com intenção de negociar e resolver a situação, mas ainda não há acordo. Enquanto não há uma proposta de conciliação, o juiz Juiarez Wanderley vai decidir, em caso de alguma demissão, sobre o pedido de liminar suspendendo o desligamento dos 1.182 funcionários efetivos – ainda há 500 trabalhadores, entre terceirizados, comissionados e Redas, que têm os empregos ameaçados.

“A demissão em massa é clara porque todos os vínculos se encontram em pleno curso, o que é ainda mais claro em relação àqueles que sequer estão aposentados”, disse, após a reunião, o procurador-chefe do MPT, Alberto Balazeiro. Procuradores do Estado argumentaram que não haveria demissão em massa porque 822 funcionários já estão aposentados. Balazeiro no entanto diz que a distinção entre aposentados, não aposentados e trabalhadores com tempo de serviço para se aposentar “não é autorizada pela Constituição”.

Os representantes do governo informaram que vão avaliar a possibilidade de extensão  da assistência à saúde garantida pelo Planserv aos eventuais demitidos, mas pediu prazo até a próxima audiência para concluir estudos jurídicos, legislativos e orçamentários para viabilizar a apresentação da proposta.

correio

Posts relacionados

Cipe-Caatinga efetua Prisão de Homem por receptação de veículo em Pilão Arcado

Redação Remanso News

“Tanto Israel quanto a Palestina têm o direito de existir”, diz Lula

Redação Remanso News

Senado aprova PL que eleva pena para estupro coletivo

Redação Remanso News

Injustiça sobre as águas do Velho Chico (processo de indenização dos ribeirinhos já rola por 12 anos)

Redação Remanso News

SAC Móvel estará em Remanso e Campo Alegre de Lurdes neste mês de Abril confira

Redação Remanso News

Casa nova: Unidade móvel de saúde movimenta comunidade do São Luiz

Redação Remanso News

Deixe um comentário