16 de abril de 2026
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Papa Francisco diz em carta temer guerra pela água ainda neste século
Geral Mundo

Papa Francisco diz em carta temer guerra pela água ainda neste século

bb34f9283929d449f9e8e8ff0c25352b

O Papa Francisco culpa a “humanidade” pelo aquecimento do planeta em sua encíclica sobre o meio ambiente publicada nesta quinta-feira (18), e ainda afirmou temer que o controle pela água por parte das grandes empresas mundiais termine por provocar uma guerra neste século.

“É previsível que o controle da água por parte de grandes empresas mundiais se converta em uma das principais fontes de conflitos deste século”, escreveu o pontífice, que viveu na Argentina, sua terra natal, as tensões sociais pela privatização da água.

Francisco pediu na encíclica “mudanças do estilo de vida”, e acusa as potências e suas indústrias de fazer um “uso irresponsável” dos recursos.

“A humanidade está convocada a tomar consciência da necessidade de realizar mudanças de estilo de vida, de produção e de consumo”, escreveu o Papa, que acusa a “política e as empresas de não estarem à altura dos desafios mundiais”, depois de terem feito um “uso irresponsável dos bens que Deus colocou na Terra”.

O Papa também denunciou “a submissão da política à tecnologia e às finanças” como causa dos fracassos nas reuniões mundiais para conter o aquecimento global e a deterioração do planeta.

Ele ainda denunciou o atual sistema econômico mundial que usa a “dívida externa como instrumento de controle” e os países ricos por não reconhecerem a “dívida ecológica” que têm com os países em desenvolvimento.

“A submissão da política ante a tecnologia e as finanças se mostra no fracasso das reuniões mundiais”, escreveu o papa em um texto que acusa os “poderosos” de não querer encontrar soluções.

“A dívida externa dos países pobres se transformou em um instrumento de controle, mas não acontece o mesmo com a dívida ecológica (…) com os povos em desenvolvimento, onde se encontram as mais importantes reservas da biosfera e que seguem alimentando o desenvolvimento dos países mais ricos ao custo de seu presente e de seu futuro”, afirma o documento apresentado nesta quinta-feira no Vaticano.

Francisco também pediu aos países ricos que aceitem um “certo decrescimento” para conter o consumismo e a pobreza. “Chegou o momento de aceitar um certo decrescimento em algumas partes do mundo aportando recursos para que seja possível crescer de maneira saudável em outras partes”, escreve o pontífice, que pede “limites” por que é “insustentável o comportamento daqueles que consomem e destroem mais e mais, enquanto outros não podem viver de acordo com sua dignidade humana”.

Conheça os principais trechos da “encíclica verde”do papa Francisco, chamada “Laudato si'” pelo link aqui.

Da France Presse

Posts relacionados

‘Ele me segurou violentamente, me bateu e me estuprou’, afirma mulher que acusa Neymar

Redação Remanso News

EUA aconselha americanos a não viajar ao Brasil em razão da Covid e ‘criminalidade’

Redação Remanso News

Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Remanso Realiza vistorias dos laudos do Garantia– Safra 2015

Redação Remanso News

Governo Trump restringe vistos para ONU, Brasil protesta e pode abrir disputa

Redação Remanso News

TRE-BA facilita serviços eleitorais por meio de canais virtuais

Redação Remanso News

Chimbinha vai tentar liminar para poder voltar a tocar com Calypso

Redação Remanso News

Deixe um comentário