28.1 C
Remanso, BR
3 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Opinião
  • Comissão aprova texto-base de novo Estatuto do Desarmamento
Opinião

Comissão aprova texto-base de novo Estatuto do Desarmamento

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa alterações no Estatuto do Desarmamento aprovou nesta terça-feira (27), por 19 votos a 8, o texto-base do projeto apresentado pelo deputado Laudivio Carvalho (PMDB-MG). Ainda falta a análise dos destaques (propostas de mudança no texto), que devem ser votados na próxima semana.

O novo estatuto, renomeado de Estatuto de Controle de Armas de Fogo, reduz de 25 para 21 anos a idade mínima para a compra de armas no país. O texto também estende o porte para outras autoridades, como deputados e senadores e e autoriza a posse e o porte de armas de fogo para pessoas que respondam a inquérito policial ou a processo criminal.

255811_198336976880753_103189779728807_487758_2185766_o
O texto propõe ainda que o porte de armas tenha validade de dez anos – atualmente, porte tem de ser renovado a cada três anos. A proposta também prevê que o cadastramento de armas seja gratuito, “para acabar com a imensa quantidades de armas existentes na clandestinidade”.

Segundo o relator, o texto atende à vontade da maioria dos brasileiros, que, segundo ele, teve os direitos tolhidos com a edição do Estatuto do Desarmamento, em 2003. “A proposta devolve ao cidadão de bem o direito de trabalhar pela sua própria segurança. Vamos devolver o direito à vida, que foi retirado pela atual lei”, afirmou.

O projeto aprovado nesta terça também autoriza a importação de armas, partes e munições desde que o produto fabricado no Brasil não atenda às especificações técnicas e de qualidade pretendida pelo órgão adquirente. O texto anterior permitia a compra de armas no exterior mesmo havendo similares fabricados no País.

Atualmente, uma portaria do Ministério da Defesa determina que a importação de armas de fogo e demais produtos controlados pode ser negada se existirem similares fabricados por indústria brasileira do setor de defesa.

Por sugestões de parlamentares, Laudívio Carvalho ainda modificou o texto para permitir que os policiais legislativos da Câmara e do Senado tenham o direito de portar armas em aviões quando realizarem a escolta de parlamentares.

http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/10/comissao-aprova-texto-base-de-novo-estatuto-do-desarmamento.html

Posts relacionados

Tabagismo!

Redação Remanso News

O Atleta Remansense Gabriel Muniz estreia na Copa do Brasil sub 20

Redação Remanso News

Remanso sai na frente no duelo cotra Ribeira do Pombal

Redação Remanso News

Dr. Alessandro Nunes juntamente com o grupo amigos do allê fazem entrega de brinquedos em comemoração ao dia das Crianças

Redação Remanso News

Remanso sai na frente no duelo contra Conceição do Coité

Redação Remanso News

Novo governador da Bahia quer exclusividade do PDT

Redação Remanso News

Deixe um comentário