28.6 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
Destaque Sobradinho

Estiagem faz CHESF desligar usina de Sobradinho

images-f-ab-fab2e50a1593005baeb65123eb2a0e70cefd2a6e

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) deverá desligar até o final deste mês as turbinas da usina de Sobradinho, que abriga o maior reservatório do Nordeste, e está prestes a alcançar o seu volume morto. Desde que começou a funcionar em novembro de 1970, esta é a primeira vez que a unidade deixará de produzir energia para prioriza o abastecimento humano, animal e a irrigação. A Chesf, porém, descarta o risco de um racionamento de energia na Região.

A decisão foi tomada após uma reunião realizada em Brasília nesta quarta-feira (25) quando os técnicos optaram por reduzir a vazão da usina dos atuais 900 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 800 m³/s a partir do dia 20 de dezembro. “É a mais grave crise hídrica dos últimos 84 anos. Deixarão de ser produzidos 180 megawatts (MW) médios que é a atual produção de Sobradinho. Isso é pouco diante da nossa geração média na cascata (do Rio São Francisco) que é de 2,8 mil MW médios”, observa o diretor de Operações da Chesf, José Ailton Lima. A vazão correta estabelecida para Sobradinho é de 1,3 mil m³/s

Lima, porém, descarta a possibilidade de um racionamento de energia, mas ressalta que o insumo poderá ficar mais caro, uma vez que deficiência na produção de energia hidrelétrica deverá ser compensada com o acionamento das termelétricas. “As térmicas foram projetadas para as emergências. No entanto, é difícil dizer o quanto de energia térmica será produzida, porque isso depende dos ventos”, diz o diretor referindo-se à produção de energia eólica pela Chesf, que em outubro representou 46% de toda a energia consumida pelo Nordeste.

Fonte: 347

Posts relacionados

Corpo de estudante brasileira morta na Bolívia será sepultado neste domingo (21), em Petrolina

Redação Remanso News

Vereador e Presidente da câmara denunciam falta de Segurança Pública em Casa Nova

Redação Remanso News

Começa hoje Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti

Redação Remanso News

Seleção Remansense vence seleção de Pilão Arcado pela 2ª rodada da Copa Velho Chico de Futebol Sub-21

Redação Remanso News

Nível do Lago de Sobradinho cai para 28%, segundo Chesf

Redação Remanso News

FHC revela ter votado nulo para presidente no 2º turno

Redação Remanso News

Deixe um comentário