25.2 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Dança será tema do v seminário as culturas do Vale do São Francisco
Geral

Dança será tema do v seminário as culturas do Vale do São Francisco

foto-n3381

Com o intuito de fomentar o debate sobre a dança na região, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em parceria com o Serviço Social do Comercio (Sesc) realizarão, nos dias 5 e 6 de julho, o V Seminário As Culturas do Vale do São Francisco. Profissionais da dança, do teatro e das artes visuais movimentarão o Campus Centro da Univasf em Petrolina (PE), numa programação extensa e diversificada para debater e discutir sobre o fazer da dança.

Promovido pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o evento conta com oficinas de dança, exibições audiovisuais, palestras, espetáculos, mesas redondas, entre outras atividades que integram a programação. Segundo a comissão organizadora, as atividades têm como proposta fomentar o debate entre a comunidade e os profissionais sobre as manifestações de dança na região. As inscrições para todas as atividades são gratuitas e estarão abertas até este dia 4 de julho através do site da DACC.

A primeira atividade do V Seminário As Culturas do Vale do São Francisco acontece na manhã da terça-feira (5) com a oficina “Dança Contemporânea”, ministrada na sala de dança do Colegiado de Educação Física, pelo professor da Cia de Dança do Sesc, Alexandre Santos. Logo depois, às 12h, será realizada a exibição de audiovisuais que trazem abordagens sobre a dança em aspectos artísticos e culturais.

Durante a programação do primeiro dia do evento, ainda será realizada a palestra “O que é Dança?”, ministrada pela professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jussara Setenta, uma renomada escritora e pensadora da dança na contemporaneidade. Em seguida, tendo como convidados a professora do Colegiado de Artes Visuais da Univasf Sarah Hallelujah, o professor de dança André Vitor Brandão e o diretor da Cia de Teatro do Sesc, Thom Galiano, terá início a mesa redonda “Zonas de Interstício: O corpo da performance”. Na quarta-feira (6), haverá palestra sobre “Dança e Educação” e uma mesa redonda intitulada “A Dança no Vale do São Francisco”. As palestras e mesas redondas acontecerão no auditório da biblioteca, das 16h às 19h.

O palco do Teatro Dona Amélia também integra essa edição do seminário, que irá promover dois espetáculos, “Caio”, da Cia de Dança Qualquer um dos 2, e “Rio de Contas”, da Cia de Dança do Sesc Petrolina, fechando assim as duas noites do evento. Os espetáculos serão realizados a partir das 20h30.

Também compõe o evento a exposição fotográfica “Dança em Foco: Movimentos do Vale do São Francisco”, que retrata a leveza, o movimento da dança e dos espetáculos produzidos por grupos locais. A mostra tem curadoria de Thom Galiano. As fotografias foram produzidas por fotógrafos do Sesc e fazem um panorama visual da produção de dança contemporânea nos últimos anos na cidade de Petrolina (PE). A exposição está aberta ao público no Hall do Restaurante Universitário (RU) do Campus Petrolina Centro da Univasf e permanecerá em cartaz até o último dia do evento (6), quando será transferida para o Hall da biblioteca central

Programação eventos Univasf (1)

Danilo de Souza Ascom Univasf

Posts relacionados

Deputado Zó cobra celeridade na obra da adutora de Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

Estudantes visitam hemocentro e conhecem o caminho da doação de sangue

Redação Remanso News

“Papai Noel” armado rende piloto e rouba helicóptero

Redação Remanso News

Prazo para solicitar reaplicação do Enem 2023 começa nesta segunda

Redação Remanso News

Descoberto novo tratamento do Alzheimer

Redação Remanso News

Esta Chegando a Hora: Remanso Indoor 2016

Redação Remanso News

Deixe um comentário