19 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Comissão aprova uso de recursos de fundo do FGTS em infraestrutura de saúde
Brasil

Comissão aprova uso de recursos de fundo do FGTS em infraestrutura de saúde

palacio-do-planalto-4-300x250e

A Comissão de Desenvolvimento Urbano aprovou proposta que estende a aplicação dos recursos do Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS) a empreendimentos em infraestrutura no setor de saúde. Atualmente, tal fundo aporta recursos para projetos nos setores de aeroportos, energia, rodovia, ferrovia, hidrovia, porto e saneamento.

O texto aprovado é um substitutivo apresentado pela relatora, deputada Dâmina Pereira (PSL-MG), ao Projeto de Lei 8015/14, do deputado Irajá Abreu (PSD-TO). Originalmente, a proposta restringe a aplicação dos recursos do FGTS às áreas de saúde, saneamento, habitação e infraestrutura e também extingue o FI-FGTS. Com o projeto, Irajá Abreu procurava evitar o uso dos recursos em outras destinações que não as de saneamento básico, infraestrutura e moradia popular.

Dâmina não concordou, no entanto, em extinguir o FI-FGTS por entender que sua extinção seria prejudicial ao desenvolvimento urbano e regional do País. A relatora lembrou que a Caixa Econômica Federal, em audiência pública realizada na Câmara em outubro de 2015, esclareceu os mecanismos de funcionamento e investimento do FI-FGTS. Segundo as informações trazidas pelo banco, os recursos do fundo não integram a conta dos trabalhadores, mas o patrimônio do FGTS.

damina-pereira-interna

“A Caixa reiterou a importância, a solidez e a seriedade dos procedimentos que envolvem o FI-FGTS e seus investimentos”, observou Dâmina Pereira.

O substitutivo também inclui, entre as competências do Conselho Curador do FGTS, a de acompanhar os investimentos autorizados pela Comissão de Investimento do FI-FGTS. Dâmina retirou do texto a expressão “fiscalizar”, uma vez que a competência fiscalizatória seria própria dos órgãos de controle da administração pública federal, como o Tribunal de Contas da União e o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.

Posts relacionados

Sobe para 157 número de mortos por rompimento de barragem em Brumadinho

Redação Remanso News

Gosto por carros, PIB e energia limpa colocam Brasil no centro da estratégia da BYD fora da China

Redação Remanso News

PF faz buscas nas casas de Joesley, Saud e do ex-procurador Marcelo Miller

Redação Remanso News

Anvisa põe em prática novas regras para rótulos de alimentos

Redação Remanso News

Apesar da fraca adesão, caminhoneiros decidem manter greve

Redação Remanso News

Brasília: trinta e um ex-deputados ainda não devolveram imóveis

Redação Remanso News

Deixe um comentário