Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
23.2 C
Remanso, BR
22 de julho de 2019
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Sirenes tocam e duas cidades têm evacuação de moradores na madrugada por risco em barragens em Minas Gerais
Brasil Destaque

Sirenes tocam e duas cidades têm evacuação de moradores na madrugada por risco em barragens em Minas Gerais

(Foto: Reprodução Google)

Pelo menos 500 pessoas de três comunidades de Barão de Cocais, na Região Central de Minas, tiveram que deixar suas casas na madrugada desta sexta-feira por conta de um alerta na barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, da Vale. Segundo a mineradora, responsável pela barragem que se rompeu em Brumadinho, na Grande BH, a decisão é preventiva e ocorreu após a consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura.

As sirenes teriam tocado por volta da 1h e o plano de emergência foi acionado nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras. Barão de Cocais fica a 100 quilômetros da capital mineira. As pessoas foram levadas para um ginásio. 

“Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura. A Vale está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo”, informou a empresa por meio de nota enviada nesta madrugada. 

A Barragem Superior Sul está entre as dez que a Vale pretende eliminar. Ela foi construída pelo método de “alteamento a montante”. Considerado ultrapassado e menos seguro do que outras alternativas existentes, ele é o mesmo usado na construção de barragens que se romperam em Mariana, em novembro de 2015, e em Brumadinho, em 25 de janeiro deste ano.

Por: Marcos André | Fonte: G1


Posts relacionados

Projeto que pretendia tirar de N. Sra Aparecida o título de Padroeira do Brasil foi arquivado

Redação Remanso News

Justiça determina que eleitos pelo sistema majoritário não perdem mandato por desfiliação partidária

Redação Remanso News

MEC apura fraude em curso de Medicina na Bahia

Redação Remanso News

Professor observa possível caso de plágio no ENEM

Redação Remanso News

Preço do botijão de gás terá reajuste de 6,9% a partir desta terça-feira (26)

Redação Remanso News

Massacre em Suzano: atiradores eram ex-alunos da escola

Redação Remanso News

Deixe um comentário