22.8 C
Remanso, BR
1 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • Michel Temer diz a juiz Moro não saber sobre atuação de Cunha na Petrobras
Notícias

Michel Temer diz a juiz Moro não saber sobre atuação de Cunha na Petrobras

cats-9044-300x250e

O presidente Michel Temer enviou ao juiz federal Sergio Moro nesta sexta-feira respostas por escrito às vinte questões encaminhadas a ele pelos advogados do ex-deputado federal Eduardo Cunha. Temer depôs na condição de testemunha de defesa na ação penal em que Cunha é réu na Operação Lava Jato por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão fraudulenta de divisas. Em um ofício ao magistrado, Temer disse desconhecer a influência do ex-presidente da Câmara na Petrobras e a participação dele na comprade um campo de petróleo no Benin, na África, pela estatal.

Eduardo Cunha é acusado pelo MinistérioPúblico Federal (MPF) de ter recebido 5 milhões de reais em propina na transação, ocultados em contas não declaradas na Suíça. De acordo com a força-tarefa da Lava Jato, os intermediários do dinheiro sujo a Cunha teriam sido o ex-diretor da área Internacional da Petrobras, Jorge Zelada, e o lobista João Augusto Henriques.

Questionado pela defesa de Eduardo Cunha sobre se o ex-deputado teve participação na indicação de Zelada à diretoria da estatal, Temer respondeu: “não tomei conhecimento dessa participação”. O presidente ainda disse ter tomado conhecimento de que, antes da nomeação de Jorge Zelada, João Augusto Henriques havia sido indicado pela bancada mineira do PMDB, mas teve o nome barrado pelo governo do ex-presidente Lula.

Michel Temer afirma sequer ter tomado conhecimento de interlocuções entre peemedebistas e o petista para tratar de indicações à cúpula da petrolífera.

Os advogados de Cunha também perguntaram a Michel Temer acerca de uma suposta reunião feita em 2007 entre ele, o então líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), e o então ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, para tratar das indicações do PMDB à diretoria da Petrobras. Os defensores de Eduardo Cunha questionaram se a indicação de Zelada foi tratada na reunião, mas Temer negou que ela tenha acontecido.

O presidente também respondeu sobre uma reunião entre ele, José Carlos Bumlai e o ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, antecessor de Zelada no cargo, em que Cerveró e Bumlai pediram pela manutenção dele no posto. “Sim. Como era presidente do partido, fui procurado pelo sr. José Carlos Bumlai para tratar dessa questão”, afirma Temer. O peemedebista diz que a reunião se deu em seu escritório em São Paulo.

Fonte: Veja.com

Posts relacionados

Com promessa de recuperação, chega ao fim o bloqueio da BR 324, em Remanso

Redação Remanso News

“Sempre nossa presidenta”: Dilma é agraciada em restaurante com recado em prato

Redação Remanso News

Parceria entre Prefeitura de Sobradinho e Agrovale vai beneficiar produtores com doação de forrageira

Redação Remanso News

Deputado estadual Zó sugere criação do ‘Pacto pela água’

Redação Remanso News

Ronaldo fenômeno é internado com pneumonia em Ibiza

Redação Remanso News

Remanso: homem comete suicídio na delegacia um dia depois de matar mulher gravida

Redação Remanso News

Deixe um comentário