32.3 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • Michel Temer diz a juiz Moro não saber sobre atuação de Cunha na Petrobras
Notícias

Michel Temer diz a juiz Moro não saber sobre atuação de Cunha na Petrobras

cats-9044-300x250e

O presidente Michel Temer enviou ao juiz federal Sergio Moro nesta sexta-feira respostas por escrito às vinte questões encaminhadas a ele pelos advogados do ex-deputado federal Eduardo Cunha. Temer depôs na condição de testemunha de defesa na ação penal em que Cunha é réu na Operação Lava Jato por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão fraudulenta de divisas. Em um ofício ao magistrado, Temer disse desconhecer a influência do ex-presidente da Câmara na Petrobras e a participação dele na comprade um campo de petróleo no Benin, na África, pela estatal.

Eduardo Cunha é acusado pelo MinistérioPúblico Federal (MPF) de ter recebido 5 milhões de reais em propina na transação, ocultados em contas não declaradas na Suíça. De acordo com a força-tarefa da Lava Jato, os intermediários do dinheiro sujo a Cunha teriam sido o ex-diretor da área Internacional da Petrobras, Jorge Zelada, e o lobista João Augusto Henriques.

Questionado pela defesa de Eduardo Cunha sobre se o ex-deputado teve participação na indicação de Zelada à diretoria da estatal, Temer respondeu: “não tomei conhecimento dessa participação”. O presidente ainda disse ter tomado conhecimento de que, antes da nomeação de Jorge Zelada, João Augusto Henriques havia sido indicado pela bancada mineira do PMDB, mas teve o nome barrado pelo governo do ex-presidente Lula.

Michel Temer afirma sequer ter tomado conhecimento de interlocuções entre peemedebistas e o petista para tratar de indicações à cúpula da petrolífera.

Os advogados de Cunha também perguntaram a Michel Temer acerca de uma suposta reunião feita em 2007 entre ele, o então líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), e o então ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, para tratar das indicações do PMDB à diretoria da Petrobras. Os defensores de Eduardo Cunha questionaram se a indicação de Zelada foi tratada na reunião, mas Temer negou que ela tenha acontecido.

O presidente também respondeu sobre uma reunião entre ele, José Carlos Bumlai e o ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, antecessor de Zelada no cargo, em que Cerveró e Bumlai pediram pela manutenção dele no posto. “Sim. Como era presidente do partido, fui procurado pelo sr. José Carlos Bumlai para tratar dessa questão”, afirma Temer. O peemedebista diz que a reunião se deu em seu escritório em São Paulo.

Fonte: Veja.com

Posts relacionados

Presidiário aproveita semiaberto para assaltar van de Casa Nova e é preso pela PM

Redação Remanso News

Explosão em caixa eletrônico destrói supermercado em LEM

Redação Remanso News

Tom Veiga, intérprete de Louro José, morre no Rio de Janeiro

Redação Remanso News

Indiano passa por cirurgia após engolir 40 facas; todas retiradas

Redação Remanso News

Notícias da cidade: Dois homens são presos em Remanso acusados de roubo de bodes

Redação Remanso News

Justiça de SP manda denúncia contra Lula para Moro

Redação Remanso News

Deixe um comentário