28.6 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Remanso inicia reuniões para implantação do Plano de Saneamento Básico no município
Destaque

Remanso inicia reuniões para implantação do Plano de Saneamento Básico no município

O Município de Remanso está em fase de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), ao qual foi viabilizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, e está sendo elaborado pela empresa Projeta Engenharia. Além disso, para elaboração do PMSB , com o apoio técnico e operacional da Prefeitura de Remanso. Os PMSB têm o objetivo de consolidar os instrumentos de planejamento e gestão afetos ao saneamento, visando à universalização do acesso aos serviços. Busca também garantir qualidade e suficiência no suprimento dos mesmos, proporcionando melhores condições de vida à população e das condições ambientais, tendo como horizonte de planejamento um período de 20 (vinte) anos, incluindo metas de curto, médio e longo prazos.

Nesse sentido, estamos iniciando a fase de diagnóstico técnico participativo sobre a situação do saneamento municipal. O Diagnóstico é a base orientadora do PMSB, e consolida os levantamentos realizados em campo pelos técnicos da equipe da Projeta Engenharia e soma à percepção da população, por meio de diálogos realizados nas oficinas setoriais. A fase de diagnóstico contempla a caracterização e avaliação dos quatro eixos do saneamento básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos e drenagem urbana e manejo das águas pluviais), assim como outras informações relevantes para a construção e melhoria do entendimento do quadro do saneamento no município. Esse Diagnóstico permitirá traçar o panorama da situação atual e futura e planejar as ações e investimentos estruturais e estruturantes em curto, médio e longo prazo para o setor de saneamento básico. Para a realização desta atividade, os conhecimentos e experiências de cada participante são valorizados, ampliando o leque de discussões sobre o tema. A atividade terá duração média de duas a três horas.

O público alvo para essa atividade refere-se a toda população municipal, além dos atores sociais dos segmentos envolvidos com a temática de saneamento básico, como prestadores de serviços, cooperativas/associações de trabalhadores com materiais recicláveis, grandes geradores de resíduos e efluentes, funcionários públicos, conselhos municipais, tais como de Saúde, Meio Ambientes e Educação, Organizações Não governamentais (ONGs) e demais instituições ligadas ao Meio Ambiente, entidades representativas de bairros e/ou regiões do Município, de forma a permitir a atuação efetiva dos atores chaves no processo e elaboração do PMSB.

Programação das Oficinas Setoriais de Diagnóstico Técnico Participativo

07/11 – 09:00hs – Sede – Auditório da Universidade Aberta do Brasil – UAB

07/11 – 14:00 – Povoado de Espinheiro – Colégio Municipal Dr. Demosthenes Guanaes Pereira

08/11 – 9:00 – Povoado de Marcos – Colégio Municipal Olindina Sá Bandeira

08/11 – 14:00 – Povoado de Malhadinha – Colégio Municipal Profª Zilnoura Moura Rodrigues

09/11 – 09:00 – Povoado de Estacada – Escola Municipal Santo Antônio.

Da Redação

Posts relacionados

Jaques Wagner e Geddel receberam relógios de luxo da Odebrecht, diz delator

Redação Remanso News

Desembargador condena ex-prefeito Isaac Carvalho por contratação ilegal; Defesa diz que vai recorrer

Redação Remanso News

Produtores desanimam com queda do preço da Cebola

Redação Remanso News

Com menos participantes, Enem 2019 começa neste domingo

Redação Remanso News

Mensagem de Zé Filho Telma e Família a todas as Mães

Redação Remanso News

Confira nova atualização de casos suspeitos do novo coronavírus, nesta quinta-feira (02), em Remanso

Redação Remanso News

Deixe um comentário