25.3 C
Remanso, BR
20 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Verão deve ter chuva normal na maior parte do país, diz meteorologista
Brasil

Verão deve ter chuva normal na maior parte do país, diz meteorologista

O verão – que começa na próxima quinta-feira, 21 – promete ter um regime de chuva regular na maior parte do país, sem grandes extremos como secas ou enchentes. A previsão é do meteorologista Luiz Cavalcanti, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Brasília.

O domingo, 17, em Salvador, é de tempo nublado com chuva espaçada em alguns pontos. A previsão até quinta,  segundo o Inmet, é de “nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas”.

“A perspectiva é de muitas chuvas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e particularmente na Região Sul. É um período que, essencialmente, é muito chuvoso. Estamos com chuvas bem marcantes e a tendência é que o verão permaneça como está terminando a primavera, com muita chuva nessas regiões”, disse.

Segundo o meteorologista, o fenômeno conhecido como La Niña, quando ocorre o resfriamento das águas do Oceano Pacífico, este ano é predominante, mas com pouca intensidade, o que deve contribuir para garantir uma normalidade climática no Brasil. Inclusive, haverá chuva no semi-árido do Nordeste, que sofre com seca há cinco anos.

“O La Niña tem se manifestado, mas com intensidade fraca, e a tendência é que neste verão seja o fenômeno predominante. Em função do La Niña, a gente prevê chuvas no semi-árido já a partir de dezembro. Já temos bastante chuvas no sul do Maranhão e do Piauí. Nas partes oeste e norte da Bahia e em algumas regiões do Ceará, Pernambuco e Paraíba já ocorreram chuvas. Isto é prenúncio de que teremos uma estação diferente do que foi nos últimos cinco anos, que foi de muito seca”, afirmou Cavalcanti.

Agência Brasil

Posts relacionados

MEC tem agora secretarias para alfabetização e escolas militares

Redação Remanso News

Centrais sindicais e empresários se reúnem com Temer no Planalto nesta terça

Redação Remanso News

Banco não pode reter salário de cliente para quitar conta negativa

Redação Remanso News

Presidente do PP “lança” Blairo Maggi à presidência em 2018

Redação Remanso News

Bolsonaro demite Mandetta e Nelson Teich é escolhido como novo ministro da Saúde

Redação Remanso News

Bolsonaro define idade mínima: 65 anos para homens e 62 para mulheres

Redação Remanso News

Deixe um comentário