30.4 C
Remanso, BR
31 de janeiro de 2026
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Rio são Francisco: nordeste tem recorde de reservatórios secos; um terço da região enfrenta seca máxima
Destaque

Rio são Francisco: nordeste tem recorde de reservatórios secos; um terço da região enfrenta seca máxima

O Nordeste brasileiro vive 7 anos e 1 mês de estiagem e está com um terço de seu território no grau mais elevado de seca, segundo dados da ANA (Agência Nacional das Águas). Outro dado mostra outro efeito do resultado da seca: o sistema Olho N’água, do órgão federal Insa (Instituto Nacional do Semiárido), indica apenas 11,4% da capacidade total de água acumuladas em barragens e açudes – trata-se do menor índice já registrado na região.

Segundo mapa do Monitor de Secas do Nordeste, da ANA, 33,6% do território nordestino apresentava, em dezembro,  seca nível 4, o mais alto da escala e classificado como seca excepcional. Em 2015, esse índice chegou a 47% e, em 2016, a 65%. Em 2014, ano com maior volume de chuva desde 2012, só 6% do território teve seca excepcional.

De acordo com o boletim da ANA, o mês de dezembro não registrou chuvas como se esperava. “O que se verificou foi que as chuvas de dezembro ficaram, predominantemente, abaixo do normal, sobretudo naquelas áreas em que se esperava acumulados significativos [centro-sul e oeste dos Estados do Maranhão, Piauí e Bahia]”, informa o boletim.

No semiárido não há uma época chuvosa uniforme e cada área tem sua especificidade. Ao norte do Nordeste, os meses de dezembro e janeiro são considerados pré-estação chuvosa –de fevereiro a maio. As faixas centro-sul e oeste do Nordeste estão em seu período chuvoso, de dezembro a fevereiro. No lado leste (onde as chuvas geralmente vão de maio a agosto), não há previsão de chuva intensa para agora.

O sistema Olho N’água, que monitora 452 reservatórios do semiárido brasileiro (Nordeste e norte de Minas Gerais), aponta a gravidade da situação: 62% dos reservatórios estão com índices abaixo de 10% do total. Em maio, o número de reservatórios nessa condição ficava em 50,5%.

Hoje no semiárido, apenas 15 reservatórios (menos de 4%) têm mais de 75% de seu volume total. Já 17% deles ficam com valores entre 10% e 25%.

Funceme/Ceará/Agência Nacional das Aguas

Posts relacionados

Agência do Banco do Brasil de Campo Alegre Lourdes deixa de existir e se torna P.A da agência de Pilão Arcado

Redação Remanso News

Plástico, em forma de garrafas, sacos ou tampas, é um dos principais poluidores do Rio São Francisco

Redação Remanso News

Grupo Tigre anuncia fim das atividades na unidade de Camaçari

Redação Remanso News

Projeto quer permitir a eleitores terminar mandato de políticos antes do tempo

Redação Remanso News

MTE aponta fadiga como causa de acidente da Voepass que matou 62 pessoas

Redação Remanso News

Caixa reduz limite de financiamento de imóveis novos e também usados

Redação Remanso News

Deixe um comentário