26.2 C
Remanso, BR
27 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Rio são Francisco: nordeste tem recorde de reservatórios secos; um terço da região enfrenta seca máxima
Destaque

Rio são Francisco: nordeste tem recorde de reservatórios secos; um terço da região enfrenta seca máxima

O Nordeste brasileiro vive 7 anos e 1 mês de estiagem e está com um terço de seu território no grau mais elevado de seca, segundo dados da ANA (Agência Nacional das Águas). Outro dado mostra outro efeito do resultado da seca: o sistema Olho N’água, do órgão federal Insa (Instituto Nacional do Semiárido), indica apenas 11,4% da capacidade total de água acumuladas em barragens e açudes – trata-se do menor índice já registrado na região.

Segundo mapa do Monitor de Secas do Nordeste, da ANA, 33,6% do território nordestino apresentava, em dezembro,  seca nível 4, o mais alto da escala e classificado como seca excepcional. Em 2015, esse índice chegou a 47% e, em 2016, a 65%. Em 2014, ano com maior volume de chuva desde 2012, só 6% do território teve seca excepcional.

De acordo com o boletim da ANA, o mês de dezembro não registrou chuvas como se esperava. “O que se verificou foi que as chuvas de dezembro ficaram, predominantemente, abaixo do normal, sobretudo naquelas áreas em que se esperava acumulados significativos [centro-sul e oeste dos Estados do Maranhão, Piauí e Bahia]”, informa o boletim.

No semiárido não há uma época chuvosa uniforme e cada área tem sua especificidade. Ao norte do Nordeste, os meses de dezembro e janeiro são considerados pré-estação chuvosa –de fevereiro a maio. As faixas centro-sul e oeste do Nordeste estão em seu período chuvoso, de dezembro a fevereiro. No lado leste (onde as chuvas geralmente vão de maio a agosto), não há previsão de chuva intensa para agora.

O sistema Olho N’água, que monitora 452 reservatórios do semiárido brasileiro (Nordeste e norte de Minas Gerais), aponta a gravidade da situação: 62% dos reservatórios estão com índices abaixo de 10% do total. Em maio, o número de reservatórios nessa condição ficava em 50,5%.

Hoje no semiárido, apenas 15 reservatórios (menos de 4%) têm mais de 75% de seu volume total. Já 17% deles ficam com valores entre 10% e 25%.

Funceme/Ceará/Agência Nacional das Aguas

Posts relacionados

Partidos já aprovaram sete candidatos à Presidência

Redação Remanso News

Voluntários para testar vacina contra Covid-19 poderão se inscrever por app

Redação Remanso News

UFRB abre 500 vagas em cursos de especialização a distância, Remanso está na lista

Redação Remanso News

Alerta: Reservatório de Sobradinho na Bahia tem a maior vazão liberada em 07 anos

Redação Remanso News

Primeira Copa da Amizade arrecada cerca de 150 quilos de alimentos

Redação Remanso News

Laboratório de análises clinicas LabVida está funcionando em Remanso

Redação Remanso News

Deixe um comentário