21.1 C
Remanso, BR
18 de julho de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Pescadores dizem que não há o que comemorar com o fim de defeso da piracema no rio São Francisco
Geral

Pescadores dizem que não há o que comemorar com o fim de defeso da piracema no rio São Francisco

O presidente da Associação dos Pescadores e Pescadoras da Ilha do Fogo, Tadeu Reis da Costa, durante entrevista a este  Blog, disse que infelizmente o fim de defeso da piracema (120 dias proibição de pescar) na Bacia do Rio São Francisco chega ao fim hoje à meia noite. “Mas não existe o que comemorar. Pouco peixe. Rio seco. Não conseguimos atualmente pescar hoje o suficiente para sustentar a família”.

O Ibama avaliou positivo o período. O Governo Federal garante o pagamento de um salário para os pescadores associados durante o período de proibição. A fiscalização continua nas lagoas marginais. O período de defeso da piracema na Bacia do Rio São Francisco que começou no mês de novembro do ano passado chegao ao fim nesta quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018. A medida restringe a pesca e a venda do pescado na bacia e nos reservatórios do rio. A restrição abrangeu os Estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Distrito Federal.

Durante o Defeso da piracema é permitida apenas a comercialização dos estoques de peixe in natura, resfriados ou congelados, provenientes de águas continentais, armazenados por pescadores profissionais, e os já existentes nos postos de venda.

A maioria dos pescadores passa por dificuldades e muitos têm procurado alternativas para sustentar as famílias. Tadeu aponta que e essa seca já alcança o sétimo ano, “Estamos caminhando para o sétimo ano de seca e não vemos um trabalho sequer a favor do rio. Dele só vemos notícias que o rio doa água”, diz Tadeu.

Segundo Tadeu, os peixes da especie surubim e piau desapareceram. É uma raridade. “O que a gente acha é piranha e quando acha. A falta de peixe é reflexo da falta de reprodução e de alimentos para o crescimento das espécies”, finalizou Tadeu Reis.

Via: Blog Geral José

Posts relacionados

Análise em laboratório encontra até 45 mil bactérias e 9,7 mil fungos em latinha de bebida

Redação Remanso News

Remanso: Colégios vão participar dos Jogos Escolares da rede Pública em Juazeiro

Redação Remanso News

Nordeste terá seca muito forte em 2024, alerta engenheiro e meteorologista Carlos Nobre

Redação Remanso News

Após fim de prazo para emissão de nova carteira de identidade, Bahia diz que documento só poderá ser feito a partir de maio

Redação Remanso News

Banco do Nordeste investe R$ 2 bilhões de crédito emergencial na Região

Redação Remanso News

Sento Sé:Vítimas da estiagem do Vale do São Francisco recebem cestas de alimentos da LBV

Redação Remanso News

Deixe um comentário