30.2 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Pescadores dizem que não há o que comemorar com o fim de defeso da piracema no rio São Francisco
Geral

Pescadores dizem que não há o que comemorar com o fim de defeso da piracema no rio São Francisco

O presidente da Associação dos Pescadores e Pescadoras da Ilha do Fogo, Tadeu Reis da Costa, durante entrevista a este  Blog, disse que infelizmente o fim de defeso da piracema (120 dias proibição de pescar) na Bacia do Rio São Francisco chega ao fim hoje à meia noite. “Mas não existe o que comemorar. Pouco peixe. Rio seco. Não conseguimos atualmente pescar hoje o suficiente para sustentar a família”.

O Ibama avaliou positivo o período. O Governo Federal garante o pagamento de um salário para os pescadores associados durante o período de proibição. A fiscalização continua nas lagoas marginais. O período de defeso da piracema na Bacia do Rio São Francisco que começou no mês de novembro do ano passado chegao ao fim nesta quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018. A medida restringe a pesca e a venda do pescado na bacia e nos reservatórios do rio. A restrição abrangeu os Estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Distrito Federal.

Durante o Defeso da piracema é permitida apenas a comercialização dos estoques de peixe in natura, resfriados ou congelados, provenientes de águas continentais, armazenados por pescadores profissionais, e os já existentes nos postos de venda.

A maioria dos pescadores passa por dificuldades e muitos têm procurado alternativas para sustentar as famílias. Tadeu aponta que e essa seca já alcança o sétimo ano, “Estamos caminhando para o sétimo ano de seca e não vemos um trabalho sequer a favor do rio. Dele só vemos notícias que o rio doa água”, diz Tadeu.

Segundo Tadeu, os peixes da especie surubim e piau desapareceram. É uma raridade. “O que a gente acha é piranha e quando acha. A falta de peixe é reflexo da falta de reprodução e de alimentos para o crescimento das espécies”, finalizou Tadeu Reis.

Via: Blog Geral José

Posts relacionados

Codevasf aposta na maça nordestina produzida no sertão ganhando mercado comercial

Redação Remanso News

MI5 produz jogo online para selecionar novo James Bond

Redação Remanso News

Sensível com o problema de Malhadinha Prefeito reduz Tarifa Emergencial

Redação Remanso News

Prefeito de Fartura do Piauí é Afastado Novamente Durante Votação na Câmara

Redação Remanso News

Comandante da 74ª CIPM realiza Operação como Primeiro Ato de Comando na Companhia Rural

Redação Remanso News

Genival Lacerda morre aos 89 anos vítima da Covid-19

Redação Remanso News

Deixe um comentário