25.4 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • TRE-BA já planeja segundo ciclo da biometria
Bahia

TRE-BA já planeja segundo ciclo da biometria

A partir de novembro, os municípios de Lauro de Freitas, Simões Filho, Dias D’Ávila e Candeias serão contemplados com o recadastramento biométrico. Neste segundo ciclo, a expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) é biometrizar 700 mil eleitores até fevereiro de 2019.

Dividido em quatro fases, o próximo ciclo deve contemplar,  de 5 de novembro a 22 de fevereiro de 2019, além de cidades da região metropolitana de Salvador, 34 municípios das regiões sul, nordeste, centro-sul e centro-norte do estado. Santo Amaro, São Félix, Cachoeira e Itabuna também integram a lista de municípios participantes. Segundo o TRE-BA, a última fase da biometria está prevista para 2021. A meta do órgão antecipa em um ano o prazo expedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para conclusão da revisão biométrica no País.

Balanço 2018 – Mais de dois milhões de eleitores realizaram recadastramento biométrico  entre janeiro e maio deste ano. Segundo o TSE, o número representa 184% da meta estabelecida para este ano.

Agilidade – Além de ampliar o nível de segurança nas eleições, o cadastro biométrico abre novas possibilidades para exercício da cidadania. Um exemplo é o projeto Ágora, desenvolvido por servidores do TRE-BA para os cidadãos interessados em apoiar a criação de algum partido político ou criação de lei de iniciativa popular. Hoje o processo se dá com coleta de assinaturas a serem conferidas pelos cartórios eleitorais. Com o aplicativo, a assinatura seria substituída pela leitura da impressão digital, a ser comparada automaticamente pelo TSE com o cadastro biométrico do eleitor, aumentando assim a celeridade e a eficácia do processo.

A Tarde

Posts relacionados

Bahia ultrapassa a marca de 1 milhão de baianos vacinados contra a Covid-19

Redação Remanso News

2ª etapa de vacinação contra Febre Aftosa começa nesta quinta-feira (01)

Redação Remanso News

Falso médico é preso durante plantão em hospital municipal de Mortugaba

Redação Remanso News

Calendário de vacinação é definido para 2019. Saiba as datas e vacinas

Redação Remanso News

Mulher morre atropelada no contorno da Sote

Redação Remanso News

‘Parlamento não pode ser extensão da PF ou do MP’, diz Coronel sobre CPI da Fonte Nova por João Brandão

Redação Remanso News

Deixe um comentário