25.1 C
Remanso, BR
23 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Câncer no Brasil pode aumentar em 78% nos próximos 20 anos
Brasil

Câncer no Brasil pode aumentar em 78% nos próximos 20 anos

O câncer avança e 18,1 milhões de novos casos serão registrados em 2018 no mundo, com um total de 9,6 milhões de mortes. Os dados foram publicados nesta quarta-feira (12/9), pela Agência para a Pesquisa do Câncer, entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

O levantamento alerta que, se nada for feito, as incidências vão atingir 29,4 milhões de novos casos em 2040, uma expansão de 63% nos próximos 20 anos. A mortalidade deve subir de 9,6 milhões de pessoas hoje para 16,3 milhões em 2040.

Essa é a primeira vez desde 2012 que novos números estão sendo publicados. Há cinco anos, eram 14,1 milhões de novos casos e 8,2 milhões de mortes. O que as entidades alertam ainda é que serão os países emergentes que mais registrarão o aumento de casos, com um salto de 62% até 2040 e um total de 10 milhões de novos casos.

De acordo com o levantamento, o Brasil somará em 559 mil novos casos de câncer, com 243 mil mortes, em 2018. Mas as projeções da entidade apontam que a doença pode sofrer um aumento de 78,5% até o ano de 2040, um dos maiores saltos entre as principais economias. No total, 998 mil novos casos serão registrados.

“Não é uma boa notícia”, admitiu um dos cientistas da agência, Jacques Ferlay. Para ele, os efeitos do tabaco, obesidade e falta de atividade física podem explicar em parte o salto.

Hoje, o câncer mais frequente no Brasil é o de mama, com 85,6 mil casos, 15,3% do total. O segundo lugar é o de próstata, com 84,9 mil. Mas essa é a doença que mais mata entre os incidentes de câncer, com 30% dos casos.

Hoje, de acordo com o levantamento, um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres desenvolverão o câncer durante suas vidas. A taxa de mortalidade é elevada. Um em cada oito homens e uma em cada onze mulheres morrerão pela doença.

No total, 43,8 milhões de pessoas no mundo estão vivendo os cinco anos de prevalência do câncer e 1,3 milhão delas estão no Brasil. Há cinco anos, eram 32 milhões de pessoas nessa situação. Se parte da explicação é a capacidade de um número maior de pessoas de sobreviver à doença, ela não é o único motivo.

Correio Braziliense

Posts relacionados

Novo Fies começa em 2018 com 100 mil vagas a juro zero

Redação Remanso News

Dilma Rosseff chegou a salvador para um período de descanso nesta quinta feira de natal

Redação Remanso News

Dilma organiza encontro com governadores do Nordeste para discutir CPMF

Redação Remanso News

Ministério da Fazenda sugere fim do abono salarial e revisão do reajuste do mínimo

Redação Remanso News

Primeira onda da Covid-19 deve acabar em outubro, diz estudo da UFF

Redação Remanso News

Nuvem de gafanhotos ainda não chegou no Brasil; governo segue monitorando

Redação Remanso News

Deixe um comentário