26 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Presidente do TSE diz que urna eletrônica é segura e defende a Lava Jato
Brasil

Presidente do TSE diz que urna eletrônica é segura e defende a Lava Jato

Em entrevista coletiva, a primeira concedida desde que assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Dias Toffoli rebateu hoje (17) críticas à confiabilidade da urna eletrônica e afirmou ser “lenda urbana” que a Corte atue para conter a Lava Jato.

“Em primeiro lugar, o Supremo Tribunal Federal (STF) sempre deu suporte à Lava Jato. Vamos parar com essa lenda urbana, com esse folclore, o Supremo Tribunal Federal nunca deu uma decisão que parasse a Lava Jato ou outras investigações”, afirmou o ministro ao ser questionado sobre decisões da Corte com potencial de afetar a operação.

O ministro destacou, porém, que o que o Supremo tem feito é atuar para dar parâmetros legais às investigações e garantir o devido processo legal “em alguns casos que eventualmente necessitem dessa intervenção. Quando as investigações se mostram abusivas, elas são, como devem ser, tolhidas pelo Judiciário, que é o que garante direitos individuais e fundamentais”.

A RESPEITO DE AFIRMAÇÕES RECENTES DO CANDIDATO DO PSL À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, JAIR BOLSONARO, QUE LEVANTOU SUSPEITAS DE POSSÍVEL FRAUDE NAS URNAS ELETRÔNICAS DURANTE A VOTAÇÃO, DIAS TOFFOLI RESPONDEU QUE “A URNA É 100% CONFIÁVEL”.
“A respeito disso, eu digo apenas que ele sempre foi eleito usando a urna eletrônica”, disse Toffoli sobre as suspeitas levantadas pelo candidato. “Os sistemas são abertos a auditagem para todos os partidos políticos seis meses antes da eleição, para todos os candidatos e para a Ordem dos Advogados do Brasil”, destacou o presidente do STF.

Ele ressaltou ainda que pela primeira vez as eleições no Brasil serão acompanhadas por observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA). “Tem gente que acredita em Saci Pererê”, disse o ministro a respeito das suspeitas sobre a urna.

Agencia Brasil

Posts relacionados

Dos 5.568 municípios brasileiros, pelo menos 37,5% terminaram o ano passado “fora da lei”

Redação Remanso News

Mais de 32 milhões de residências ainda não têm acesso à internet

Redação Remanso News

Comissão torna crime hediondo posse ou porte ilegal de armas de uso restrito

Redação Remanso News

ANTT fixa multa de até R$ 10,5 mil por descumprimento do preço do frete

Redação Remanso News

PF cumpre mandados na câmara dos deputados

Redação Remanso News

Serviços da Caixa ficarão indisponíveis neste domingo (19) por quatro horas

Redação Remanso News

Deixe um comentário