28.6 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Dos 5.568 municípios brasileiros, pelo menos 37,5% terminaram o ano passado “fora da lei”
Brasil

Dos 5.568 municípios brasileiros, pelo menos 37,5% terminaram o ano passado “fora da lei”

Dos 5.568 municípios brasileiros, pelo menos 2.091 — 37,5% — terminaram o ano passado “fora da lei”. Segundo dados oficiais declarados pelas próprias prefeituras e consolidados pelo Tesouro Nacional, essas cidades descumpriram pelo menos uma das obrigações estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A gestão fiscal na grande maioria dos municípios brasileiros beira à insolvência. É o que aponta um recente levantamento divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). De acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), 86% das prefeituras do País têm situação fiscal considerada crítica ou difícil. A entidade analisou as contas de 2016 de 4.544 prefeituras, o equivalente a 81,6% das cidades do país. O levantamento tem como base os dados divulgados pelos próprios municípios para a Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

O nível de investimento dos municípios atingiu o menor patamar em 10 anos. O resultado mostrou que “a crise fiscal se estende e é bastante abrangente nos municípios”, conforme afirmou o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Guilherme Mercês.

Foram 3.905 prefeituras com avaliação negativa no índice. A Região Nordeste concentrou o maior percentual de municípios nesta situação (94,9%). Já as cidades com boa situação fiscal se concentraram nas regiões Centro-Oeste (26,1%) e Sul (24,7%). Nenhuma capital do país atingiu o conceito A (gestão excelente) do índice. Das 13 cidades que alcançaram este resultado, seis são do Sudeste, quatro do Sul, duas do Centro-Oeste e uma do Nordeste.

A Firjan destacou que, “apesar do cenário de alerta”, 30% do total de prefeituras do país apresentou boa gestão com gastos de pessoal.

Ascom Firjan

Posts relacionados

Determinado depoimento presencial de Lula;caso da Operação Lava Jato

Redação Remanso News

Governo cumpre acordo e divide multa da repatriação com estados e municípios

Redação Remanso News

Governo Federal libera mais R$ 400 mil para satélite que vai expandir internet de banda larga em muniçipios

Redação Remanso News

Proclamação da República completa 130 anos

Redação Remanso News

Novas regras para aviação completam um mês e mudam direitos dos passageiros

Redação Remanso News

Governo vai exigir vacina contra covid para concursos, servidores e prestadores de serviço

Redação Remanso News

Deixe um comentário