28.6 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Países firmam acordo e diplomas de graduação valem em todo o Mercosul
Brasil

Países firmam acordo e diplomas de graduação valem em todo o Mercosul

A revalidação de diploma se dará mediante verificação documental, não havendo necessidade de análises específicas de avaliação acadêmica

Mercosul firmou um acordo para simplificar o processo de revalidação dos diplomas de graduação concedidos em seus países-membros. O acordo foi assinado na 53ª Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados. A revalidação se dará mediante verificação documental, não havendo necessidade de análises específicas de avaliação acadêmica.

Dessa forma, um diploma de graduação obtido no Brasil, por exemplo, terá validade na Argentina, Paraguai e Uruguai, os outros países do Mercosul. A reciprocidade deverá ser aplicada entre esses quatro países.

“O objetivo do presente acordo é a revalidação entre as partes dos títulos ou diplomas em nível de graduação que tenham validade oficial no sistema educacional da parte onde foram obtidos, conforme seu arcabouço legal vigente de Ensino Superior”, diz parte do acordo. A aplicação da validação poderá ser feita de forma gradual pelos países e o princípio da reciprocidade deverá ser adotado.

Os cursos incluídos no acordo são apenas aqueles reconhecidos no Sistema de Credenciamento Regional de Cursos de Graduação e Estados Partes do Mercosul e Estados Associados (Sistema ARCU-SUR). Os estados associados também estão incluídos no acordo, desde que tenham assinado o acordo que criou o Sistema ARCU-SUR. Os estados associados do Mercosul, atualmente, são Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

Por Agência Brasil

Posts relacionados

Em assembleia, bancários decidem pelo fim da greve após 31 dias

Redação Remanso News

Partidos têm até Dia 30 de Abril para Prestar Contas

Redação Remanso News

Governo cancela 469 mil benefícios do Bolsa Família e bloqueia 667 mil

Redação Remanso News

Restituição do DPVAT será feita a partir de quarta-feira (15)

Redação Remanso News

TSE quer ouvir Costa e Youssef em ação para anular eleição de Dilma

Redação Remanso News

Exército libera arma de calibre maior a civil

Redação Remanso News

Deixe um comentário