25.4 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Adicional de 25% para o aposentado com cuidador avança no STJ
Brasil Destaque

Adicional de 25% para o aposentado com cuidador avança no STJ

O direito ao adicional de 25% em aposentadorias de beneficiários do INSS que necessitam de cuidador segue firme no Judiciário após o STJ (Superior Tribunal de Justiça) ter negado um embargo -pedido de esclarecimento- apresentado pela AGU (Advocacia-Geral da União).

A decisão do STJ reduz o risco de interrupção no andamento de ações de segurados que, em geral, têm obtido resultados favoráveis, de acordo com a diretora de atuação judicial do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), Gisele Kravchychyn.

Hoje, o bônus é aplicado pelo INSS somente para aposentados por invalidez que comprovam por meio de exame pericial a necessidade de acompanhamento de terceiros para realizar tarefas do dia a dia. Em agosto do ano passado, entretanto, o STJ concluiu que o direito deve ser estendido para todos os aposentados.

O julgamento não mudou, por enquanto, a posição do INSS para pedidos realizados administrativamente, ou seja, diretamente nas agências da Previdência.”A possibilidade de mudança nas normas do INSS sobre esse tema só vai existir após o trânsito em julgado da ação, o que ainda não ocorreu porque o governo pode recorrer ao STF [Supremo Tribunal Federal]”, diz Kravchychyn.

Mesmo uma decisão favorável aos aposentados no Supremo não seria suficiente para modificar o procedimento do órgão. “Ainda dependeríamos de uma instrução normativa do INSS ou de ação civil pública para tornar o reconhecimento obrigatório na via administrativa”, comenta.

“Mas isso não impede o segurado de exigir o direito no Juizado Federal.”No final do ano passado, a AGU pediu ao Supremo a interrupção das ações porque elas poderiam trazer um gasto de R$ 5 bilhões ao ano à União.

Procurada na tarde desta quinta, a AGU não comentou.

Fonte: DN

Posts relacionados

CCJ do Senado aprova relatório que amplia oferta de energia e torna conta mais barata para consumidor

Redação Remanso News

Petrobras reduz o preço do gás de cozinha às distribuidoras

Redação Remanso News

Guedes diz que anunciará três ou quatro privatizações em até 60 dias

Redação Remanso News

Caixa libera saque da 2ª parcela do auxílio para nascidos em março

Redação Remanso News

Prefeitura de Petrolina anuncia três concursos públicos com mais de 800 vagas

Redação Remanso News

Vacinas para crianças até 4 anos estão esgotadas, diz ministério

Redação Remanso News

Deixe um comentário