2 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Juazeiro: MP Federal ajuíza ação para que o Estado da Bahia não descredencie os serviços do SOTE
Destaque Juazeiro

Juazeiro: MP Federal ajuíza ação para que o Estado da Bahia não descredencie os serviços do SOTE

Após anúncio da suspensão do atendimento das Cirurgias Ortopédicas pelo Hospital Sote, em Juazeiro, que comunicou a medida a Central de Regulação da Rede PE/BA(Pernambuco/Bahia), alegando que “de forma unilateral, o Governo do Estado da Bahia encerrou a relação de formalidade entre o hospital e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia-SESAB, o Ministério Público Federal (MPF) em Petrolina/Juazeiro adotou uma providência.

Foi ajuizada uma ação civil pública para que o Estado da Bahia não descredencie o Serviço de Ortopedia e Traumatologia Especializada, em Juazeiro (BA) da Rede Interestadual de Saúde do Vale do Médio São Francisco Pernambuco – Bahia (Rede PEBA), até que esse descredenciamento seja devidamente decidido pela comissão gestora da Rede PEBA.

A responsável pela ação é a procuradora da República Ticiana Nogueira.

Conforme destaca o MPF, em reunião realizada em agosto de 2018, no âmbito de inquérito civil instaurado para acompanhar as discussões da Rede PEBA, ficou acordado que o Hospital de Urgências e Traumas (HUT) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE), encaminharia 15 pacientes de ortopedia, semanalmente, ao SOTE.

No entanto, a transferência de pacientes teve termo final em 31 de janeiro de 2019, o que causará, segundo o MPF, impacto significativo ao HUT/Univasf, que possui superlotação. O MPF também reforça que tomou conhecimento do descredenciamento do SOTE apenas informalmente, pois a decisão não foi submetida à Comissão de Cogestão da Rede PEBA, que conta com representantes dos 55 municípios integrantes.

Pedidos – O MPF requer, com pedido de liminar, que a Justiça Federal determine que o Estado da Bahia mantenha o credenciamento e os serviços do SOTE até que seja discutido e decidido consensualmente, pela Comissão de Cogestão da Rede PEBA, o  descredenciamento ou não da unidade de saúde, com pagamento de multa no caso de descumprimento de possível liminar.

Caso a comissão decida pelo descredenciamento, que seja apresentada solução para o atendimento nas áreas de ortopedia e traumatologia. O MPF também requer que seja feito pagamento de danos morais coletivos, no valor do contrato do Estado da Bahia com o SOTE, que é de R$ 2.640.000.

Processo nº 1000215-06.2019.4.01.3305 – Subseção Judiciária de Juazeiro. Ascom MPF

Posts relacionados

Denúncia leva Comissão de Saúde da Câmara ao Hospital Regional de Juazeiro

Redação Remanso News

SAAE divulga edital para concurso público em Juazeiro

Redação Remanso News

LBV inaugura novas instalações de seu Centro Comunitário — Unidade Bonocô em Salvador

Redação Remanso News

Eduardo Bolsonaro ironiza encontro entre Lula e Trump: “Assunto incomoda”

Redação Remanso News

Prefeitura de Juazeiro convoca candidatos aprovados em Processo Seletivo

Redação Remanso News

Título da 1ª copa velho Chico é de Sento Sé e Juazeiro é o vice

Redação Remanso News

Deixe um comentário