19 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • MPF questiona Anac e Avianca sobre prejuízos a passageiros
Notícias

MPF questiona Anac e Avianca sobre prejuízos a passageiros

O MPF (Ministério Público Federal) enviou nesta quinta-feira (2) um pedido à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e à Avianca Brasil para que ambas esclareçam as medidas que tomam para mitigar os prejuízos causados aos passageiros da aérea que tiveram voos cancelados ou atrasados.

A Câmara de Consumidor e Ordem Econômica do MPF instaurou um procedimento administrativo para acompanhar o caso e, segundo nota do órgão, ” garantir que os consumidores não tenham seus direitos violados”.

A Avianca tem cancelado voos e rotas após ter redução de sua frota de 54 para 5 aeronaves desde dezembro de 2018, quando pediu recuperação judicial. A empresa perdeu os equipamentos na Justiça depois que empresas de leasing pediram reintegração de posse por inadimplência da aérea. A dívida com arrendadores supera R$ 1 bilhão.

O MPF questiona a atuação da Anac devido aos casos de descumprimento de uma resolução da própria agência sobre o transporte aéreo. No ofício, o órgão diz que não se tem ciência das medidas efetivadas pela Anac para amparar os consumidores prejudicados.

A norma prevê que o passageiro impactado por cancelamentos tem o direito de optar pelo reembolso integral do valor pago, pela reacomodação em outros voos da própria companhia ou de outra aérea que ofereça a rota. O cliente ainda pode executar o serviço por outra modalidade de transporte.

O jornal Folha de S.Paulo revelou que a Avianca não oferece hospedagem a todos os passageiros que tiveram de ser realocados pela Avianca por overbooking e que deixou de pagar o reembolso integral a ao menos um consumidor que teve seu voo cancelado.

As reclamações mais recorrentes ao Ministério Público estão relacionadas ao descumprimento de regras de cancelamento e a alteração de voos sem comunicação prévia.

O MPF também diz ter solicitado à Avianca informações sobre o plano de contingência adotado pela marca “tendo em vista o cenário atual e a incerteza de que a empresa aérea irá cumprir regularmente os compromissos assumidos com os passageiros.”
Procuradas, Anac e Avianca não se manifestaram até a conclusão deste texto.

Fonte Bocão News

Posts relacionados

Banco planeja usar batimento cardíaco como senha de segurança de cliente

Redação Remanso News

TRT processará apenas medidas urgentes durante plantão de fim de ano

Redação Remanso News

Anunciadas 18 mil vagas com salários de até R$ 31 mil para o novo “Mais Médicos”

Redação Remanso News

Repercute na Bahia prisão de homem que abusou da filha de 10 anos em sobradinho

Redação Remanso News

Secretaria de Agricultura e Pesca de Remanso Entrega Kits Forrageiras a Associações

Redação Remanso News

FIM DA BRIGA: Itaipava vence disputa com a Brahma e pode ter lata vermelha

Redação Remanso News

Deixe um comentário