26.4 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Alimentos afrodisíacos têm o poder de “apimentar” relações
Geral

Alimentos afrodisíacos têm o poder de “apimentar” relações

Além de ser elemento vital, alguns alimentos têm poder de causar efeitos prazerosos no organismo. A liberação de hormônios, propiciada por determinadas substâncias, é capaz de relaxar e promover sensação de bem-estar. Muitos deles ainda têm a função de estimular a libido e aumentar o desejo sexual.

Esses alimentos, conhecidos como afrodisíacos, possuem propriedades que estimulam o aumento da dopamina, o neurotransmissor do prazer. Eles têm esse nome em referência à deusa grega do amor e da beleza, Afrodite.

As ostras, o vinho, o chocolate e a pimenta, por exemplo, são considerados os mais típicos. Mas você sabia que o figo, a banana, a canela e a aveia também causam o efeito ‘picante’ no organismo? De acordo com a nutróloga Ana Maria de Oliveira, determinados alimentos reagem e “estimulam os neurotransmissores responsáveis pela função sexual e, consequentemente, a libido. Esses neurotransmissores são formados a partir dos ingredientes da nossa alimentação”. Certas iguarias têm propriedades vasodilatadoras, conferindo maior resistência e performance.

No entanto, a médica alerta que o efeito pode ser contrário. “Se você fornece boas proteínas ao organismo, os aminoácidos que produzem os espermatozoides serão formados com maior eficiência, por exemplo. A nossa alimentação interfere na saúde sexual e na libido e pode ser estimulada ou inibida na medida em que a gente consome bons ou maus alimentos”, acrescenta.

AÇÃO

A nutricionista Bianca Brayner explica que a ação no organismo se dá pela composição nutricional. “Alguns alimentos têm essa função, pois conseguem acelerar o metabolismo e aumentar as taxas de testosterona tanto na mulher quanto no homem”.

“São afrodisíacos justamente por regular todas essas funções por conta das vitaminas que têm, mas a gente não pode associar a responsabilidade a um alimento só. Se você consumir vai ajudar bastante, mas claro que é preciso analisar outros fatores”, explana a nutricionista. Essas causas, de acordo com ela, são os níveis hormonais, o nível de sono, a prática de atividades físicas. A deficiência de zinco, ferro e vitamina C, por exemplo, também pode ser a causa de queda da disposição sexual.

A nutricionista Mikayla Azevedo acrescenta que a falta de libido faz com que homens e mulheres busquem por opções afrodisíacas. “Essa procura deriva principalmente da perda de nutrientes no corpo, mas também ocorre por diferentes razões, como o estresse, o uso de medicamentos orais, disfunções hormonais e algumas doenças como depressão e diabetes”.

INDICAÇÕES

A famosa pimenta, por exemplo, tão representada como esse ingrediente de poder sedutor, tem a capacidade de acelerar o metabolismo e causar uma maior excitação. Essas características auxiliam inclusive no aumento da disposição para realizar atividades rotineiras.

Outra alternativa famosa é a maca peruana, conhecida como “viagra dos incas”, já que acreditavam ser capaz de aumentar o fluxo de espermatozoides. O tubérculo melhora a circulação sanguínea da região pélvica tanto masculina quanto feminina, e aumenta a libido. A catuaba age de maneira semelhante.

Bianca cita as ostras como responsáveis por dar mais estímulo, já que “ajudam na produção de testosterona e reduzem a prolactina, hormônio que está ligado à impotência sexual. Elas têm essa propriedade por causa do zinco”, diz.

O chocolate, além de ser agradável ao paladar, produz mais serotonina, o hormônio do bem-estar. “Tem magnésio, o que proporciona uma sensação de relaxamento, e que ajuda muito a criar um clima ideal”, acrescenta Bianca. Além disso, é composto de triptofano, aminoácido com função de ser precursor do neurotransmissor da serotonina.

A nutricionista recomenda ainda a inclusão de sementes de girassol e abóbora, já que são ricas em zinco, composto capaz de melhorar os níveis de testosterona. A aveia é indicada por conter manganês que, em deficiência, pode causar esterilidade e falta de libido. Esse cereal regula a flora intestinal e melhora problemas do trato urinário.

Mikayla destaca como potencializadores a banana e a tangerina. A primeira é fonte de vitaminas do complexo B e a enzima bromeliade, que colaboram para o aumento da libido masculina. Enquanto a segunda é rica em folato, substância que regula o humor e deixa a pessoa mais animada para ter relação sexual.

A nutricionista recomenda o consumo de mel, por auxiliar na metabolização do hormônio sexual feminino pela presença do mineral boro. A iguaria é rica em vitaminas do complexo B, essenciais para o bom funcionamento da testosterona.

O consumo de castanhas é indicado pela nutróloga Ana Maria, pois são ricas em selênio, que é antioxidante, e em aminoácidos, formadores dos neurotransmissores do prazer.

Outra recomendação da médica são os grãos integrais, ricos em ácido fólico e indicados para as mulheres que desejam engravidar.

MAIS PRAZER

– Maca peruana: melhora a circulação sanguínea na zona pélvica ( masculina e feminina). Os incas acreditavam que a maca ainda melhorava o fluxo dos espermatozoides.

– Ostras: aumenta a produção de testosterona e reduz a de prolactina, hormônio que está ligado à impotência sexual, por causa do zinco presente no alimento.

– Banana: fonte de nutrientes, como vitaminas do complexo B e a enzima bromeliade, que colaboram para o aumento da libido masculina.

– Linhaça: é uma semente fonte de fitoestrógenos e ligninas, que ajudam na libido e a equilibrar os níveis hormonais.

– Aveia: ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo na região do clitóris, o que estimula o desejo sexual. O alimento ainda eleva os níveis de testosterona.

– Tangerina: é fonte rica em uma substância chamada folato, que regula o humor e deixa a pessoa mais animada para ter relação sexual.

– Chocolate: o chocolate não apenas aumenta a produção de serotonina (o hormônio do bem-estar), como também contém um estimulante chamado alcaloide, que proporciona mais energia e libido.

– Sementes de abóbora e de girassol: enquanto a de abóbora é fonte de zinco, mineral que aumenta os níveis de testosterona no organismo, a de girassol é rica em óleos que potencializam os hormônios sexuais.

– Mel: responsável pela metabolização do hormônio sexual feminino por conter um mineral chamado Boro e rico em vitaminas do complexo B essenciais para a testosterona. A expressão “lua de mel” foi criada porque, visando ter uma sensação sexualmente prazerosa após a cerimônia, antigamente os casais seguiam a tradição de tomar doses diárias de mel no mês que antecedia o casamento.

DN

Posts relacionados

Mais serviços de manutenção são executados na BA 210, em Sento Sé

Redação Remanso News

Sento-Sé “Capital mundial do bioma caatinga”

Redação Remanso News

Rede social Twitter está à venda, afirma uma TV americana

Redação Remanso News

Comandante do CPRN realiza reunião de alinhamento de áreas integradas de segurança pública (AISP)

Redação Remanso News

Três agentes ficam feridos após viatura da Polícia Penal bater em caminhão na BR-316, em Belém do São Francisco

Redação Remanso News

Sites de notícias ultrapassam rádio e jornais como fonte de informação para jovens

Redação Remanso News

Deixe um comentário