9 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Política
  • Witzel compara Bolsonaro ao ‘maluco lá da Venezuela’ e critica Guedes
Política

Witzel compara Bolsonaro ao ‘maluco lá da Venezuela’ e critica Guedes

O governador do Rio, Wilson Witzel, criticou o presidente Jair Bolsonaro e os rumos do governo federal em diferentes áreas, incluindo o neoliberalismo representado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Sobre a retórica de Bolsonaro, Witzel disse que ela se compara a discursos de líderes autoritários.

“Típico de (Alberto) Fujimori, (Recep Tayyip) Erdogan, o outro maluco lá da Venezuela…(Hugo) Chávez.” O governador citou o livro Como as Democracias Morrem para embasar sua crítica “É um vocabulário (o de Bolsonaro) de quem não respeita a diversidade de opiniões.”

Durante um café da manhã com a imprensa, convocado para apresentar um balanço do primeiro ano de gestão à frente do Palácio Guanabara, Witzel adotou uma linha que configura sua faceta mais moderada desde que assumiu o mandato. Destacou, por exemplo, a importância de se pensar no social – e, tendo isso como gancho, criticou as propostas de Paulo Guedes, entre elas o pacto federativo, que estariam levando o País a uma “direção equivocada”.

Ao analisar a conjuntura da América do Sul, principalmente a convulsão social chilena, disse ainda que a política econômica de Guedes não pode pensar apenas na contenção de despesas, deixando de lado políticas de bem-estar.

Apesar de tecer uma série de análises sobre o País, com bandeiras cada vez mais ao centro, Witzel não confirmou sua candidatura presidencial em 2022. “Sou candidato a governar bem o Rio de Janeiro”, divagou. Como justificativa para falar tanto sobre o Brasil, lembrou que é presidente de honra do seu partido, o PSC, e que por isso é uma liderança nacional.

O governador comentou, inclusive, que há uma proposta de fusão entre o PSC e o PSL, antigo partido de Bolsonaro. “Estamos analisando, vamos conversar. Temos que avaliar. O PSC tem uma tradição de longa data.”

Por Caio Sartori – Estadão Conteúdo

Posts relacionados

Vereadores Derrotados nas Eleições da Câmara de Remanso Manifestam Oposição ao Novo Presidente

Redação Remanso News

STF envia inquérito sobre Serra para 1ª instância da Justiça Eleitoral

Redação Remanso News

Flávio diz que será contra anistia sem Bolsonaro e cobra Alcolumbre

Redação Remanso News

PT acusa Globo de boicotar Haddad e emissora responde citando entrevista com Rui

Redação Remanso News

Carnaval dá 12 dias “de recesso” para deputados e senadores

Redação Remanso News

Bolsonaro diz que Congresso vai “sepultar” taxação de energia solar

Redação Remanso News

Deixe um comentário