28.2 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Pescadores do Rio São Francisco se animam com aumento das águas
Destaque

Pescadores do Rio São Francisco se animam com aumento das águas

Penalizados com a redução de peixes, consequência de dez anos de chuvas irregulares e desmatamento de matas ciliares e degradação de nascentes, pescadores do Rio São Francisco voltaram a se animar neste mês de abril.

O motivo é o sinal que o aumento da vazão da barragem de Sobradinho está aumentando. O pescador Antonio Gonçalves dos Santos, comentou que “deixou o barco em um lugar encalhado e observou que ao retornar ele já estava boiando”.

O pescador afirma que isto representa um bom sinal. “É sinal de rio São Francisco Cheio. Isto é sempre bom”, diz Antonio.

Esta semana a Agencia Nacional de Águas informou que a recuperação de seu armazenamento por conta das chuvas dos últimos meses, hidrelétrica de Sobradinho (BA) terá sua operação na faixa Normal pela primeira vez desde a publicação das regras de operação atuais. Com isso, a barragem não terá limite máximo para liberação de água.

A usina hidrelétrica de Sobradinho (BA) poderá operar pela primeira vez sem limite máximo para sua vazão de água liberada no mês de abril desde 2013, quando começaram as medidas para recuperação do seu volume em virtude da seca na região.

Também é a primeira vez que o maior reservatório da bacia do Velho Chico entra na faixa de operação Normal desde 1º de maio de 2019, quando as atuais regras operativas das barragens das principais hidrelétricas da bacia entraram em vigor com a Resolução nº 2.081/2017 da Agência Nacional de Águas (ANA).

As chuvas dos últimos meses e a operação dos reservatórios do rio São Francisco permitiram a recuperação do armazenamento de Sobradinho, superando o volume útil de 60% – em 31 de março a barragem acumulava 73,98% de seu volume útil. Com isso, o maior reservatório do Nordeste poderá operar liberar água sem um limite máximo. Assim, a região do Baixo São Francisco, entre Alagoas e Sergipe, poderá receber mais água.

Segundo a Resolução ANA nº 2.081/2017, Sobradinho tem três faixas de operação: Normal, quando o volume útil está acima de 60% até 100%; Atenção, acima de 20% até 60%; e Restrição, até 20%. Na faixa de operação Normal, a defluência mínima média diária é de 1.100m³/s na hidrelétrica de Xingó (AL/SE) e de 800m³/s em Sobradinho, sendo que ambos os reservatórios ficam liberados de um teto para liberação de água.

Na faixa de Atenção, as regras de operação de Sobradinho e Xingó mudam para o período úmido, de dezembro a abril, e para o período seco, de maio a novembro. No período chuvoso as duas usinas hidrelétricas devem liberar uma média diária mínima de 800m³/s e um máximo condicionado à curva de segurança de Sobradinho, que deve ser seguida pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF). Durante o período seco a defluência mínima também é de 800m³/s em ambos os reservatórios, enquanto a defluência máxima é de 1.000m³/s. Na faixa de Restrição, a defluência mínima média diária de Xingó e Sobradinho será de 700m³/s.

O rio São Francisco nasce na Serra da Canastra (MG), e chega à sua foz, no Oceano Atlântico, entre Alagoas e Sergipe, percorrendo cerca de 2.800km, passando por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O Velho Chico é o rio 100% nacional com maior extensão. A bacia possui 503 municípios e engloba parte do Semiárido, que corresponde a aproximadamente 58% desta região hidrográfica, que está dividida em quatro unidades: Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco.

Por A Noticia do Vale/ Foto: Divulgação

Posts relacionados

Juazeiro: MP Federal ajuíza ação para que o Estado da Bahia não descredencie os serviços do SOTE

Redação Remanso News

Petrobras perde R$ 6,2 bi com corrupção e prejuízo soma R$ 21,6 bi em 2014

Redação Remanso News

Dupla assalta mercado e tenta roubar depósito de mel em Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

Chuvas abaixo da média produziram o agravamento da seca na Bahia, aponta ANA

Redação Remanso News

Municípios podem perder repasse à assistência social

Redação Remanso News

Incluir número de candidato na assinatura ao votar pode levar à prisão

Redação Remanso News

Deixe um comentário