18 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Petrolina
  • Facape altera denominação em mais uma etapa exigida para receber curso de Medicina
Petrolina

Facape altera denominação em mais uma etapa exigida para receber curso de Medicina

A Facape vence mais uma etapa na busca pela aprovação do curso de Medicina. A instituição com 44 anos de tradição, passa por uma mudança em seu nome, sendo reconhecida agora, como Facape – Faculdade de Petrolina. A nova nomenclatura é mais um requisito exigido, dentre outros que ainda virão, por parte do processo de ampliação da instituição para seja possível receber o mais novo curso de Medicina da região. 

O novo nome passou por um projeto de lei elaborado pelo poder executivo, votado e aprovado dia 15 de dezembro pela Câmara Municipal de Petrolina, sendo sancionado pelo prefeito Miguel Coelho e divulgado no diário oficial nesta terça-feira (22). A nova lei altera a denominação da “Facape” Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina para Facape – Faculdade de Petrolina.   

A Facape é uma instituição de ensino superior com grande credibilidade no Vale do São Francisco pelos cursos de graduação e pós-graduação que oferece, formando profissionais para o mercado de trabalho aqui na região, no Brasil e no exterior, há mais de 40 anos, sempre com qualidade e a melhor estrutura de ensino. A alteração realizada simplifica o nome da Instituição, que agora com a mudança, pode ofertar qualquer tipo de curso. Neste momento, a Facape – Faculdade de Petrolina, entra em um novo tempo com a chegada do curso de medicina.

A instituição já está finalizando todos os processos burocráticos e estruturais de ampliação de espaço, e também já firmou parceria com convênios e cooperações técnicas realizados com outras instituições de ensino e unidades de saúde da cidade e de municípios da região, como Lagoa Grande, por exemplo. Essas parcerias são fundamentais para receber o novo curso de medicina, quando da sua aprovação final. 

O Presidente da Facape, Antônio Habib, explica que a mudança de nome precisava acontecer para que fosse possível ampliar a oferta de cursos da instituição, agora com a possibilidade de ofertar o curso de Medicina. “Quando nós apresentamos o projeto pedagógico do curso de Medicina no Conselho Estadual de Educação, os avaliadores identificaram que a faculdade com o nome de “Ciências Aplicadas e Sociais”, não contemplaria a oferta de cursos na área de saúde, pois essa área não se enquadra na modalidade de ensino, baseada nas ciências aplicadas e sociais.

Então resolvemos manter o nome da Facape, em reunião com o Conselho Deliberativo Autárquico (CDA), pois é o nome forte. Um nome conhecido na região e no Brasil. Com isso, incluímos o nome “Faculdade de Petrolina porque nessa condição nós podemos ofertar qualquer tipo de curso”. 

Ascom Facape

Posts relacionados

Exames apontam que médico sofreu tentativa de enforcamento e pancada na cabeça; corpo é liberado para Campo Alegre de Lourdes (BA)

Redação Remanso News

Mulher dá à luz dentro de carro em Petrolina, PE: ‘me agoniei’, diz motorista

Redação Remanso News

Capitania fluvial alerta para pilotos e passageiros de embarcações redobrarem os cuidados devido o rio seco

Redação Remanso News

Prefeitura de Petrolina faz mudança em programação e traz axé e forró em cima do trio no aniversário da cidade

Redação Remanso News

IFSertãoPE abre Processo Seletivo para contratação de professor substituto na área de Educação Física

Redação Remanso News

Polícia prende dois homens acusados de tráfico em Petrolina

Redação Remanso News

Deixe um comentário