10 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Suspensão de compras de seringa gera reações de prefeitos e governadores no País
Destaque

Suspensão de compras de seringa gera reações de prefeitos e governadores no País

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, nesta quarta-feira (6), que o Ministério da Saúde suspendeu a compra de seringas até que os preços “voltem à normalidade”, e que estados e municípios têm estoques suficientes para o início da vacinação contra a Covid-19. A declaração do foi contestada por prefeitos. Governadores também manifestaram preocupação com insumos para a vacinação, como equipamentos de proteção individual a serem usados por profissionais de saúde nos estados.

“Como houve interesse do Ministério da Saúde em adquirir seringas para seu estoque regulador, os preços dispararam”, justificou o presidente. “Estados e municípios têm estoques de seringas para o início das vacinações, já que a quantidade de vacinas num primeiro momento não é grande”, escreveu Bolsonaro em uma rede social.

Na semana passada, licitação do Ministério da Saúde para a compra de 331,2 milhões de seringas e agulhas só conseguiu garantir 7,9 milhões de unidades. As empresas reclamaram que os preços pagos pelo Governo estavam abaixo dos praticados no mercado.

A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) rebateu o presidente e disse que as seringas e agulhas de que os municípios dispõem destinam-se a procedimentos variados, inclusive vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Governadores também questionaram o Ministério sobre a garantia de insumos para a vacinação. A cobrança foi feita em reunião anteontem. Os gestores levantaram dúvidas sobre a disponibilidade de seringas e equipamentos de proteção individual.

Segundo o governador do Piauí, Wellington Dias, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, disse que levaria as questões ao ministro Eduardo Pazuello. “Pedimos a apresentação de um cronograma em que tenhamos a informação precisa de quando podemos começar a vacinação no Brasil”, afirmou.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que fará novas licitações e que o pregão fracassado seria apenas a “primeira parte” da negociação. “O resultado não é final e sim da primeira parte, por isso terão novos certames, outros pregões, como previsto em lei”, diz o texto.

Câmara dos Deputados

O deputado federal Baleia Rossi (DEM-SP) lançou, também nesta quarta, sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados, formalizando o apoio do maior bloco até o momento, com 11 partidos. Em seu discurso, Baleia Rossi defendeu “vacina gratuita e para todos”.

“Por sugestão de vários líderes, conversei com o presidente Rodrigo Maia para, se necessário for, fazermos a convocação de Câmara e Senado, para votar ainda neste mês, uma medida urgente (em relação às vacinas)”, declarou o deputado.

DN

Posts relacionados

Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos

Redação Remanso News

Estados e Governo Federal chegam finalmente a acordo sobre renegociação de dívidas

Redação Remanso News

Capim Grosso: Falso dentista, vereador é preso por exercício ilegal da profissão

Redação Remanso News

Coelba Corta Energia da Câmara de Vereadores de Juazeiro

Redação Remanso News

Especialistas defendem redução da vazão de Sobradinho como medida emergencial para crise hídrica no Vale do São Francisco

Redação Remanso News

Conselheiros Tutelares Tomam Posse E Iniciam O Mandato Em Petrolina 

Redação Remanso News

1 comentário

Deixe um comentário