25.2 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Barroso anuncia medidas para ampliar “ainda mais” transparência do processo eleitoral
Geral

Barroso anuncia medidas para ampliar “ainda mais” transparência do processo eleitoral

Após meses de discussão e uma votação no plenário do Congresso para adotar o voto impresso auditável, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso anunciou que serão adotadas medidas para tornas as urnas eletrônicas e o processo eleitoral “ainda mais” transparentes.

“Nós estamos tomando novas providências para ampliar a transparência e publicizar ainda mais os mecanismos de auditoria”, anunciou Barroso, dois dias depois da Cãmara dos Deputados rejeitar a proposta de emenda constitucional (PEC) que previa a adoção do voto impresso auditável, defendido pelo presidente Jair Bolsonaro.

Barroso disse que apesar do tema ter ficado “para trás”, as novas ações do TSE visam dar esclarecimentos às pessoas de “boa fé”. “Mas como diz de respeito e consideração às pessoas de boa-fé, nós estamos aumentando ainda mais transparência e publicizando os mecanismos de auditoria e convidando os partidos e interessados a participarem de cada passo”.

As medidas anunciadas foram: a ampliação do tempo, para um ano antes do pleito, em que o código-aberto das urnas ficará disponível para partidos e técnicos; o convite para que partidos participem da inseminação do programa nas urnas; a criação de uma comissão externa composta por pessoas da sociedade civil e instituições públicas para fiscalizar cada etapa do processo.

“Não há como fraudar o programa, uma vez lacrado. E nós queremos fazer isso com a participação e na frente de todos os partidos políticos, além do Ministério Público e da Polícia Federal, que já participam normalmente desse momento”, acrescentou Barroso.

A Tarde

Posts relacionados

Casa Nova: Festa de Pau a Pique promete ser a melhor de todos os tempos

Redação Remanso News

Blogueiro é agredido Pelo Prefeito Wilson Cota (PMDB) em Casa Nova

Redação Remanso News

Lula inicia primeiro destino internacional de 2024

Redação Remanso News

Juros do cartão de crédito rotativo estão mais altos

Redação Remanso News

Número de dias com temperaturas próximas dos 40ºC no sertão subiu, diz levantamento

Redação Remanso News

Show de Roberto Carlos será em Juazeiro

Redação Remanso News

Deixe um comentário