10 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Pix: BC estabelece limite de valor, bloqueio de horário e medidas de segurança
Brasil

Pix: BC estabelece limite de valor, bloqueio de horário e medidas de segurança

O Banco Central (BC) anunciou nesta sexta-feira (27) a flexibilização em regras do PIX com o objetivo de garantir mais segurança aos usuários do sistema. Entre as novidades estão a possibilidade de bloquear horários para transferências, limitar valores de pagamentos de forma personalizada e escolher quais destinatários estão aptos a receber.

Segundo o presidente do BC, Roberto Campos Neto, o objetivo das mudanças é evitar fraudes e roubos por criminosos, que já se aproveitam do método de pagamentos para realizar golpes. Entre as mudanças imediatas está a capacidade de estabelecer por 24 horas um limite máximo de R$ 1 mil para pagamentos.

Campos Neto explica que o valor foi determinado porque a maioria das transações feitas usando o PIX não superam essa quantidade. “Então, a intervenção protege o patrimônio das pessoas, não diminui usabilidade e desincentiva crimes como sequestro relâmpago”, explicou ele em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira.

Mudanças afetam os TEDs

O presidente do BC também anunciou mudanças para o funcionamento das Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED), que não podem mais ser acolhidas por instituições entre as 20 horas de um dia e as 6 horas do dia seguinte. Todos os agendamentos feitos durante esse intervalo vão ser movidos para o dia posterior e poderão ser cancelados pelos clientes.

A mudança tem como objetivo trazer proteção adicional aos consumidores e diminuir e efetividade de sequestros-relâmpagos. Campos Neto voltou a destacar na coletiva que o PIX é um método seguro, e que ele não estimulou a ocorrência de novos crimes — a tecnologia foi somente uma opção adicional encontrada por criminosos para cometer suas ações.

As novas medidas de segurança têm caráter opcional, cabendo aos usuários definir se querem utilizá-las. As mudanças no PIX surgem como resultado da pressão exercidas por bancos que, além das demandas por aumento de segurança, também pedem que o BC permita a retirada do sistema das páginas iniciais de seus aplicativos, bem como o desligamento dos limites de pagamentos oferecidos aos valores possíveis de transferir usando o TED.

Canaltech

PUBLICIDADE

Posts relacionados

Quatro apostadores podem perder prêmio de R$ 19 milhões da Quina de São João

Redação Remanso News

Confira os números sorteados na Mega da Virada

Redação Remanso News

Governo deve adiar envio da reforma da Previdência ao Congresso

Redação Remanso News

Bolsonaro anuncia que Ministério do Trabalho será extinto

Redação Remanso News

Jornal francês Le monde mostra situação dramática do nordeste brasileiro com pior seca desde 1910

Redação Remanso News

Ampliação do Mais Médicos Beneficiará 116 Municípios Baianos

Redação Remanso News

Deixe um comentário