29.5 C
Remanso, BR
27 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Seca leva mais de 500 municípios do Nordeste a decretar situação de emergência
Destaque

Seca leva mais de 500 municípios do Nordeste a decretar situação de emergência

A crise hídrica que castiga parte da região Nordeste já levou mais de 500 municípios a decretar situação de emergência. É só o carro-pipa começar a abastecer a caixa d´água comunitária para ter início o vaivém dos baldes e a disputa por espaço nas torneiras.

“Até a última gota, porque ele passa três, quatro dias sem vim. Todo mundo pega água. Quem pegou, pegou. Quem não pegou, fica sem pegar”, diz a agricultora Gilvanilza Pinheiro da Paz. A não ser quando um comerciante generoso deixa água do próprio poço à disposição dos moradores.

Já faz dois meses que os moradores de Pedra Branca, a quase 300 quilômetros de Fortaleza, enfrentam esta situação em plena área urbana.

Com a chuva insuficiente no começo do ano, o único açude que abastece a cidade ficou totalmente inviável para o fornecimento de água. Os mais de 18 bilhões de litros que ocupavam uma área de oito quilômetros, agora se resumem a isso, e os carros-pipa têm que buscar água a mais de 150 quilômetros do local.

As opções diminuem conforme a seca se prolonga. Em todo o estado do Ceará, os reservatórios estão, em média, com 24% da capacidade.

“A palavra de ordem é economizar, e aguardar o próximo período chuvoso. Principalmente a partir de fevereiro, que é quando, em algumas regiões do estado, começam os reservatórios a ter aporte. Mas, sobretudo, em março e abril”, afirma Francisco Teixeira, secretário dos Recursos Hídricos do Ceará.

Até lá deve aumentar a quantidade de municípios em situação de emergência no Nordeste. Já são 537, quase um terço de toda a região que, em 2021, recebeu quase R$ 600 milhões do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Apesar da situação de emergência decretada, Santa Quitéria, no sertão do Ceará, só tem três carros-pipa para atender toda a área rural – que já contou com 18 em anos anteriores.

“Os carros-pipa botam na cisterna, mas aí quando acaba, que demora pros carros vir, a gente vai pegar nos barreiros”, relata Antônia Mesquita Batista, agricultora.

Barreiro é lugar de água turva, como um no município de Irauçuba. É onde Dona Francisca vai diariamente, quando não tem nenhuma outra fonte para abastecer a casa.

“O carro-pipa coloca uma ‘carrada’ por vez, mas aí às vezes seca, passam oito dias, nove dias, pra eles poderem voltar e botar de novo. A gente é esquecido aqui”, desabafa Francisca Garcia Batista, agricultora.

Sobre o município de Santa Quitéria, o Ministério do Desenvolvimento Regional afirmou que deu instrução para o Exército iniciar a operação carro-pipa. Os caminhões que atendem a área rural da cidade atualmente são contratados pelo próprio município.

Jornal Nacional Foto Agencia Brasil arquivo

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Posts relacionados

Tribunal de Justiça da Bahia condena Isaac Carvalho, ex-prefeito de Juazeiro, a devolver 243 mil reais e cassa direitos políticos. Assessoria responde

Redação Remanso News

Caminhoneiros prometem greve se governo não baixar preço do diesel

Redação Remanso News

Quatro estudantes da Bahia tiram mil, nota máxima na redação do Enem 2023

Redação Remanso News

Festas juninas: Bahiatursa inscreve prefeituras para convênios até 29 de maio

Redação Remanso News

Remanso, Sento Sé e Sobradinho vão implantar disciplina de empreendedorismo em sala de aula

Redação Remanso News

Confira a programação do carnaval de juazeiro

Redação Remanso News

Deixe um comentário